quarta-feira, 9 de março de 2022

Creatina engorda?


A creatina (Cr) é um composto nitrogenado natural muito similar aos aminoácidos que se
combinam com o fosfato originando a fosfocreatina. Sintetizam-se na forma endógena no fígado, no pâncreas e nos rins a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Sendo um dos suplementos mais estudados em todo mundo e que a cada ano surgem novas aplicabilidades. 

O aumento do peso corporal na balança é um dos efeitos clássicos da suplementação com creatina, motivo pelo qual MUITAS pessoas ficam receosas de utilizá-la e acabam deixando de obter alguns dos seus benefícios.

Contudo, saiba que o aumento do peso corporal que acontece com o seu uso NÃO tem nada a ver com o ganho de gordura corporal, logo, utilizar creatina NÃO engorda!

Esse efeito na balança acontece pelo aumento da retenção intramuscular de água que, inclusive, é um dos efeitos desejados da creatina, que pode auxiliar na neutralização de ácidos que são associados à fadiga e que são produzidos durante a contração muscular.

Portanto, NÃO tenha medo de utilizar creatina caso o seu Nutricionista tenha prescrito. Saiba que há vários estudos demonstrando seus efeitos positivos no aumento de força e massa muscular. E ainda, há trabalhos recentes com bons resultados na melhora da fibromialgia, cognição, depressão e no aumento da massa óssea em idosos que praticam exercícios.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.