quinta-feira, 3 de março de 2022

Como ter uma alimentação saudável ?

Por um motivo que ainda desconhecemos, ao abordar o tema "dieta saudável", a grande maioria das pessoas já imagina que se trata de algo extremamente complexo, caro (o que é bem relativo), cansativo, MUITO elaborado e impossível de se manter a longo prazo... 

Mas será que um bom hábito/plano #alimentar é mesmo esse bicho de sete cabeças que é tão propagado por ai?

A resposta é: NÃO!

Essa complexidade ganhou e ainda ganha força com base no terrorismo alimentar, o qual é caracterizado pela dicotomização dos alimentos em "bons" e "ruins", fomentando a falsa ideia de que para ser saudável é preciso cortar inúmeros alimentos que são, para muitos, um hábito não só alimentar, mas também cultural. 

O exemplo errado e mais comum é o de cortar o TRIGO, LEITE e FRUTAS para todos, de forma generalizada. Mas a Nutrologia/Nutrição de verdade não é assim! Ela é avessa ao terrorismo alimentar, principalmente por ser baseada na CIÊNCIA e não aos achismos.

Portanto, para ter uma dieta saudável, para pessoas saudáveis, tenha uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados (com menor quantidade de processados e ultraprocessados), ou seja, uma dieta baseada em cereais integrais, leguminosas, frutas, hortaliças, vegetais, oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, dentre outros. Tentando sempre respeitar a sazonalidade desses alimentos, dando preferência para produtores locais.

E um hábito saudável não elimina alimentos que são considerados mais densos em energia, como sanduíches, pizzas ou algum outro da sua preferência. 

É necessário apenas que haja uma boa consciência alimentar e que o indivíduo aprenda a consumi-los nas quantidades e periodicidade adequadas para que não haja prejuízos à saúde.

Procure um Nutrólogo e um Nutricionista para te orientar!

Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor: Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.