quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Preciso comer sempre antes de treinar ?

O pré-treino é uma das refeições que mais geram dúvidas entre os praticantes de exercícios, principalmente por não saberem se ela é ou não uma refeição OBRIGATÓRIA para o bom rendimento. Caso essa seja uma dúvida que você tenha, saiba que essa refeição que antecede momentos antes do treino NÃO É OBRIGATÓRIA e pode não ser a melhor opção para todos os casos.

Para sabermos se essa refeição é mesmo necessária ou uma boa opção, devemos avaliar suas necessidades nutricionais, hábitos alimentares, rotina diária e, o mais importante, os seus objetivos.

Por exemplo: há indivíduos que acordam sem apetite e não se sentem bem ao se alimentar antes do treino, podendo até mesmo ter perda do rendimento caso o faça. Nesses casos o treinamento em jejum pode ser uma boa opção (não significa que trará mais resultados do que o treino alimentado). Nos casos em que os treinos são feitos próximos aos horários de refeições maiores, a própria grande refeição poderá ser o suficiente para garantir uma melhora da performance na prática.

E há inúmeras outras possíveis ressalvas que devem ser consideradas antes de afirmarmos a necessidade ou não do pré-treino. Por isso é sempre importante buscar a orientação de um Nutricionista, pois apenas assim você será visto de forma individualizada e integral.

Lembre-se: nem sempre o pré-treino será utilizado como fonte de energia ao exercício que virá a seguir, pois o processamento dos alimentos levam um certo tempo. E as recomendações mais atuais do American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva) dispõe que em exercícios com duração menor do que 45-75 min, apenas a exposição oral com carboidratos ("bochecho" com carboidratos) já seria o suficiente para melhorar a performance na prática. 

Ou seja, a depender do objetivo e do treinamento, o pré-treino pode ou não ser uma opção ao seu objetivo.

Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor: Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.