quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Musculação é só por estética ?

É perceptível que quem gosta de praticar a musculação realmente AMA, mas, quem não gosta, costuma ODIAR, rsrs! É isso que ouvimos diariamente no consultório e mais do que nunca é dever de todo Nutricionista e Nutrólogo frisar para os pacientes a importância dessa terapia. 

Muitas pessoas subestimam os efeitos da musculação, inclusive a considera como uma prática puramente "estética" e, talvez, por isso, há aqueles que não querem conhecer e nem experimentar tais exercícios.

Mas, será que a musculação é realmente só por estética?

Definitivamente, NÃO! Diversos estudos demonstram que a prática de musculação está relacionada com o menor risco do desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, cânceres, doenças respiratórias, dislipidemias, dentre outras) e, inclusive, para idosos, reduz o risco de quedas e fraturas, que é fator que aumenta muito a morbimortalidade dessa população.

O tecido muscular esquelético, o qual é estimulado na musculação (aumentando seu volume e funcionalidade), é considerado um órgão endócrino responsável por produzir/liberar substâncias chamadas de "miocinas", as quais podem trazer benefícios de forma sistêmica ao organismo.

Um exemplo comum de benefício da prática da musculação é a hipertrofia muscular e consequente progresso das respostas glicêmicas (maior sensibilidade à insulina e controle da glicose no sangue), o que é fundamental para pacientes com diabetes mellitus.

Há certos casos que a combinação da musculação, melhora de outros fatores de risco como o sono ruim, ansiedade, estresse e hábitos alimentares inadequados, os pacientes com pré-diabetes podem obter melhora na glicemia e não evoluir para o diabetes no futuro.

Então, que tal começar a praticar musculação hoje?
Ps: faça um check up com seu Médico Nutrólogo e procure um Nutricionista para orientação alimentar!

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.