terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Trocar laticínios integrais por azeite pode auxiliar a reduzir risco de doença e morte, conclui estudo


Usar azeite em vez de margarina, manteiga ou outras gorduras saturadas pode protegê-lo de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, demência e outras condições, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira.

"É uma combinação de diminuir a quantidade de gordura saturada ao mesmo tempo em que você aumenta as gorduras monoinsaturadas encontradas no azeite", disse o Dr. Howard LeWine, editor médico-chefe da Harvard Health Publishing, parte da Harvard Medical School.
"A conclusão é usar azeite toda vez que puder como substituto das gorduras saturadas quando estiver cozinhando ou em seus molhos para salada", disse LeWine, que não estava envolvido no estudo.

O estudo analisou as dietas de pessoas inscritas em dois grandes estudos financiados pelo governo: o Nurses' Health Study e o Health Professionals Follow-up Study. Os pesquisadores então compararam os achados da dieta aos registros de doenças e mortes dessas pessoas ao longo do tempo.

Homens e mulheres que substituíram pouco mais de 2 colheres de chá (10 gramas) de margarina, manteiga, maionese ou gordura láctea pela mesma quantidade de azeite tiveram um risco geral até 34% menor de morrer do que as pessoas que comeram pouco ou nenhum azeite, de acordo com a autora do estudo Marta Guasch-Ferre, cientista pesquisadora sênior da Harvard T.H. Escola de Saúde Pública Chan.

"Este é o primeiro estudo de longo prazo, incluindo mais de 90.000 participantes acompanhados por até 30 anos, realizado na população americana sobre azeite e mortalidade. Estudos anteriores foram realizados em populações mediterrâneas e europeias, onde o consumo de azeite tende a ser maior", disse Guasch-Ferre por e-mail.

"Nossos resultados fornecem mais apoio às recomendações para substituir gordura saturada e gordura animal por óleos vegetais insaturados, como azeite, para a prevenção da morte prematura", acrescentou ela.

As pessoas que relataram comer os níveis mais altos de azeite tiveram um risco 19% menor de morrer de problemas cardíacos, um risco 17% menor de morrer de câncer, um risco 29% menor de morrer de doenças neurodegenerativas e um risco 18% menor de morrer de mortalidade por doenças respiratórias em comparação com aquelas que nunca ou raramente consumiram azeite no lugar de gorduras saturadas.

Tanto o estudo quanto o editorial foram publicados na segunda-feira no Journal of the American College of Cardiology.

A conexão entre o azeite e menos mortes por doença cerebral era "novidade", escreveu Larsson. "Considerando a falta de estratégias preventivas para a doença de Alzheimer e a alta morbidade e mortalidade relacionada a essa doença, esse achado, se confirmado, é de grande importância para a saúde pública."

Amado no Mediterrâneo

O azeite, ou "laderá" em grego, é um alimento básico fundamental na premiada dieta mediterrânea, que estudos mostraram que pode reduzir o risco de diabetes, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama. A dieta, que é mais um estilo alimentar do que uma dieta restrita, também tem sido associada a ossos mais fortes, um coração mais saudável e uma vida mais longa.

Embora a maneira mediterrânea de comer seja baseada em alimentos tradicionais dos 21 países que cercam o Mar Mediterrâneo, ela gira em torno de um tema fundamental. O foco está na culinária simples e à base de plantas, com vegetais e frutas frescas, grãos integrais, feijão, sementes e nozes, e uma forte ênfase no azeite virgem extra.

Na Grécia, o berço da dieta mediterrânea, o azeite faz parte da vida grega que, se os nativos acham que alguém é um pouco louco, dizem que são "choris ládi" ou "perder óleo".

Mas a comida não é o único foco da abordagem mediterrânea, que recentemente liderou o ranking de 2022 para melhor dieta pelo quinto ano consecutivo. Na verdade, é um estilo de vida que também enfatiza o movimento - caminhar, andar de bicicleta, jardinagem - bem como a alimentação consciente e os benefícios sociais de jantar com amigos e familiares.

Comportamentos saudáveis

Uma ênfase em comportamentos saudáveis também foi encontrada entre os homens e mulheres que mais comeram azeite no estudo, disse Guasch-Ferre. Eles eram mais propensos a serem fisicamente ativos ou comer mais frutas e vegetais do que aqueles que comiam menos azeite. Eles também eram menos propensos a fumar.

"É verdade que às vezes pode ser difícil desembaraçar o efeito 'real' do azeite versus ter outros comportamentos saudáveis", disse Guasch-Ferre, acrescentando que mais estudos com americanos de todas as origens eram necessários para ver se os resultados são semelhantes.

No entanto, o estudo se ajustou para vários possíveis fatores de confusão, "incluindo fatores dietéticos, fatores de estilo de vida, histórico de doenças, bem como fatores de nível socioeconômico, e as associações foram significativas, mesmo após o ajuste para o IMC (índice de massa corporal)", disse ela.

O importante achado do estudo, disse Guasch-Ferre, é o benefício de substituir gorduras insalubres, como manteiga e laticínios integrais e maionese "aumentando o azeite para cozinhar, vestir e assar, semelhante a outras populações mediterrâneas".

"É digno de nota, nenhuma evidência científica apoia a noção de que comer mais azeite está associado ao ganho de peso", acrescentou ela. "O azeite provavelmente poderia aumentar a saciedade e a plenitude, o que pode potencialmente reduzir o consumo de lanches não saudáveis."

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.