quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O que é síndrome do ovário policístico

 O que é Síndrome do Ovário Policístico?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio do desequilíbrio hormonal.

A síndrome dos ovários policísticos inclui hormônios sexuais masculinos elevados (hiperandrogenismo), falha dos ovários em liberar óvulos (disfunção ovulatória) e ovários que estão aumentados, têm sacos cheios de líquido (ovários policísticos) ou ambos. A causa da SOP é desconhecida e o tratamento é baseado principalmente no manejo dos sintomas.

Quem é afetado pela SOP?

A síndrome dos ovários policísticos afeta indivíduos em todo o mundo. Dependendo dos critérios diagnósticos utilizados, entre 6% e 10% das mulheres em idade reprodutiva têm SOP. O papel da genética na SOP não está claro, e atualmente não há teste de triagem genética recomendado para SOP.

Sinais e Sintomas Comuns da SOP

A síndrome dos ovários policísticos é frequentemente considerada em mulheres em idade reprodutiva que têm períodos menstruais irregulares, incluindo períodos ausentes ou sangramento intenso ou prolongado. A infertilidade pode ser um sintoma associado. Devido ao excesso de hormônios masculinos, as mulheres com SOP geralmente também têm aumento de pêlos faciais ou corporais, queda de cabelo ou perda de cabelo no couro cabeludo e acne.

Diagnóstico de SOP e Avaliação para Outras Condições

O diagnóstico de SOP muitas vezes pode ser feito com base na história e no exame físico de um paciente. A medição de andrógenos no sangue e a ultrassonografia pélvica às vezes são feitas para confirmar o diagnóstico.

As pacientes devem ser avaliadas quanto a outras condições antes de um diagnóstico de SOP, incluindo distúrbios da tireoide, prolactina elevada (um hormônio envolvido na produção de leite materno), insuficiência ovariana primária (quando os ovários param de produzir óvulos antes dos 40 anos), problemas de produção hormonal no hipotálamo e glândulas hipofisárias no cérebro

Outras condições de saúde associadas à SOP incluem sobrepeso ou obesidade, pressão alta, diabetes de início adulto ou intolerância à glicose (pré-diabetes), valores anormais de colesterol, doença hepática gordurosa não alcoólica, apneia do sono, depressão e ansiedade e câncer endometrial.

Indivíduos com SOP devem ser rastreados para diabetes tipo 2 e outros fatores de risco cardiovascular, como pressão alta e níveis elevados de colesterol e triglicérides.

Tratamentos para SOP

Não há cura para a SOP, mas a perda de peso melhora muitas das condições de saúde associadas, portanto, as modificações dietéticas e o exercício devem ser priorizados. Medicamentos anticoncepcionais, que diminuem a produção de andrógenos, são usados para regular os ciclos menstruais para indivíduos que não estão tentando engravidar.

Indivíduos com SOP com sobrepeso ou obesidade podem se beneficiar da metformina, um medicamento oral que diminui os níveis de insulina e glicose no sangue. Para o excesso de pelos, medicamentos orais que bloqueiam andrógenos (como espironolactona) podem ser úteis, mas não podem ser usados se a gravidez for desejada devido a possíveis danos ao feto. O crescimento do pelo pode ser diminuído pelo creme de eflornitina aplicado no rosto ou por depilação a laser, barbear ou eletrólise.

SOP e Gravidez

Alguns indivíduos com SOP engravidam sem intervenções médicas. Aquelas com infertilidade devido à SOP podem engravidar usando medicamentos que promovem a ovulação, e alguns podem precisar da ajuda de especialistas em fertilidade.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.