sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

[Conteúdo exclusivo para médicos] Liraglutida x Semaglutida

Semaglutida vs Liraglutida - O que induz mais perda de peso? — Os agonistas do receptor GLP-1 se enfrentam

Em uma comparação de agonistas do receptor GLP-1 injetáveis, a semaglutida (Wegovy) pareceu superar a liraglutida (Saxenda) quando se trata de perda de peso, de acordo com o estudo fase IIIb STEP 8.

Em um estudo randomizado de 2,4 mg de semaglutida, 3,0 mg de liraglutida e placebo correspondente para ambos, aqueles que receberam semaglutida mais dieta e exercício tiveram uma perda média 9,4% maior no peso basal em comparação com aqueles que receberam liraglutida, relatou Domenica M. Rubino,  MD, do Washington Center for Weight Management and Research em Arlington, Virgínia, e colegas do JAMA.

Ao longo do estudo de 68 semanas, adultos com sobrepeso ou obesidade, mas sem diabetes com semaglutida, tiveram uma perda de peso média de 15,8% versus 6,4% com liraglutida – atendendo ao objetivo primário do estudo.

Além disso, aqueles em semaglutida tiveram maiores chances de alcançar perda de peso versus liraglutida, atingindo desfechos secundários confirmatórios (todos P <0,001):

• 10% ou mais de perda de peso: alcançado em 70,9% vs 25,6% dos pacientes, respectivamente (OR 6,3, IC 95% 3,5-11,2)

 • 15% ou mais: 55,6% vs 12% dos pacientes (OR 7,9, IC 95% 4,1-15,4)
 
• 20% ou mais: 38,5% vs 6% dos pacientes (OR 8,2, IC 95% 3,5-19,1)

Além disso, 27,6% dos pacientes em tratamento com liraglutida descontinuaram o tratamento por qualquer motivo, em comparação com 13,5% em semaglutida. Como esperado com qualquer agonista do receptor GLP-1, uma grande proporção de ambos os grupos de tratamento relatou eventos adversos gastrointestinais.

Embora ambos os agentes induzam a perda de peso reduzindo a ingestão de energia, o grupo de Rubino apontou que a redução da ingestão calórica parece ser maior com a semaglutida – cerca de 35% versus 16% com a liraglutida.

“A semaglutida também foi associada a reduções nos desejos de comida, o que é menos evidente com a liraglutida, sugerindo diferentes mecanismos de regulação da ingestão de energia”, escreveram eles. “Mais pesquisas são necessárias para investigar se as diferenças estruturais afetam esses mecanismos, por exemplo, permitindo que a semaglutida tenha como alvo uma gama mais ampla de receptores GLP-1 neuronais do que a liraglutida”.

Esta análise foi mais uma parcela do programa clínico Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity (STEP), que apoiou a aprovação da FDA de 2,4 mg de semaglutida em junho de 2021. O agente foi indicado para controle de peso crônico em adultos com obesidade (IMC de  30 ou superior) ou para adultos com excesso de peso (IMC 27 ou superior) com pelo menos uma condição relacionada ao peso, como pressão alta, diabetes tipo 2 ou colesterol alto, usado em conjunto com uma dieta hipocalórica e um regime de exercícios.

Desde sua aprovação, a semaglutida 2,4 mg obteve grande sucesso no mercado dos EUA, até o ponto em que a demanda excedeu a oferta. No final de dezembro, a fabricante Novo Nordisk anunciou que estava enfrentando desafios de fornecimento e disse em parte em um comunicado que "não espera atender à demanda nos EUA no primeiro semestre de 2022 e espera-se que poucos novos pacientes sejam capazes de iniciar o tratamento."

 Em dezembro de 2014, 3,0 mg de liraglutida foi aprovado pela primeira vez para adultos com IMC de 30 ou superior, ou 27 ou superior e pelo menos uma condição médica relacionada ao peso, além do gerenciamento do estilo de vida.  

Também foi aprovado em dezembro de 2020 para uso em adolescentes de 12 a 17 anos com peso corporal acima de 60 kg e obesidade.

Ambos os agentes também são indicados em doses mais baixas para pacientes com diabetes tipo 2.

Um total de 338 participantes foi incluído neste estudo aberto de 19 locais - 126 receberam semaglutida subcutânea uma vez por semana, com um período de escalonamento de 16 semanas, e 127 receberam liraglutida subcutânea uma vez ao dia com uma fase de escalonamento de 4 semanas. 

Aqueles que não toleravam 2,4 mg de semaglutida eram elegíveis para receber 1,7 mg, e aqueles que não toleravam 3 mg de liraglutida podiam descontinuar o tratamento e reiniciar a titulação.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.