segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Segunda-feira: dia internacional da dieta

Você já deve ter percebido que a segunda-feira é o dia internacional de colocar em prática qualquer planejamento, né, incluindo mudanças no hábito alimentar. Assim como você também já deve ter reparado que quase sempre “falhamos” nessa data inicial. Mas por que será? 

Bom, vamos lá, em se tratando de hábitos alimentares, acho essa prática um tanto quanto “perigosa” e esse é um dos motivos pelos quais na clínica Medicare o a regra é: prescrição do plano alimentar juntamente ao paciente, para que ele já saia do consultório com as estratégias planejadas e prescritas para que possa começar no mesmo dia, evitando a "despedida" alimentar (causadora do “problema”).

Essa visão de adiamento e/ou despedida faz com que você pense ser necessário ingerir o máximo que puder de refeições altamente calóricas até a data planejada para iniciar a mudança. Uma "despedida" porque um "inferno" começará.

Isso faz a mudança (que o paciente diga-se de passagem, pagou para um profissional organizar) ser vista como algo ruim, punitiva e de sofrimento, além de transparecer que o “bom” é apenas aquele hábito inadequado, com ausência de rotina e com um paladar infantilizado.

Melhorar os hábitos, dar preferência aos alimentos in natura e minimamente processados, buscar consumir mais frutas, vegetais, cereais integrais e oleaginosas não é algo ruim ou sinônimo de sofrimento. Obviamente que o paciente deverá reduzir a quantidade e frequência que ingere alimentos hipercalóricos, caso objetive emagrecimento ou melhora de alguma doença.

Mas sempre salientamos que o paciente não precisa parar de comer alimentos industrializados e processados de uma vez por todas (como alguns acreditam), pois é totalmente possível encaixar esses alimentos em quantidades e periodicidade adequada, de acordo com seus objetivos e necessidades. 

Então, pare de adiar essa mudança e sempre que for começar algo, se possível, comece no dia da sua decisão e mantenha seu foco (muitas vezes a utilização de medicações podem auxiliar e aí entra o médico Nutrólogo).

E se você tomou essa decisão de melhorar hábitos alimentares HOJE, podemos te auxiliar através das orientações nutricionais, prescrição dietética, prescrição de medicamentos e com um bom planejamento.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.