domingo, 5 de dezembro de 2021

Ganho de peso após transplante fecal

Resumo

O transplante de microbiota fecal (FMT) é um tratamento promissor para a infecção recorrente por Clostridium difficile. Relatamos o caso de uma mulher tratada com sucesso com FMT que desenvolveu um novo início de obesidade após receber fezes de um doador saudável, mas com sobrepeso. Este caso pode estimular novos estudos sobre os mecanismos do eixo nutricional-neural-microbiota e relatos de desfechos em pacientes que usaram doadores não ideais para FMT.

A infecção por Clostridium difficile (CDI) é caracterizada por uma alta taxa de recorrência após o tratamento. O transplante microbiano fecal (FMT) é uma abordagem promissora para CDI recorrente que está sendo cada vez mais usada clinicamente, embora os dados permaneçam limitados em todo o espectro de possíveis efeitos adversos. Relatamos um caso de ganho de peso significativo em uma mulher após FMT de um doador de fezes com excesso de peso.

RELATO DE CASO

Uma mulher de 32 anos com CDI recorrente foi submetida à FMT em nosso centro. Ela havia se apresentado inicialmente vários meses antes com uma história de diarreia e dor abdominal de 2 a 3 semanas após tratamento com antibióticos para vaginose bacteriana e exposição a um membro da família que tinha CDI.  Ela foi tratada empiricamente para CDI por seu médico de cuidados primários com um curso de 10 dias de metronidazol oral com melhora apenas parcial. A diarreia e a dor abdominal aumentaram após a conclusão do tratamento com metronidazol, e as fezes deram resultado positivo para reação em cadeia da polimerase da toxina do Clostridium difficile (PCR).  Ela foi tratada com um curso de vancomicina oral de 14 dias. Os testes feitos na mesma época mostraram infecção por Helicobacter pylori (antígeno fecal positivo). A náusea e a dor abdominal persistiram após o tratamento do CDI, então o H. pylori foi tratado com um curso de terapia tripla (amoxicilina, claritromicina e inibidor da bomba de prótons). Sua dor abdominal e diarreia aumentaram novamente algumas semanas depois, e suas fezes testaram positivo para PCR para toxina C. difficile. Ela foi tratada com um curso de redução gradual de 12 semanas de vancomicina oral com melhora, mas os sintomas de diarreia retornaram novamente dentro de 2 semanas após a conclusão do curso, e ela foi prescrita um curso de rifaximina com Saccharomyces boulardii. Nessa época, ela foi submetida a esofagogastroduodenoscopia, que mostrou persistência da infecção por H. pylori. Ela não tinha histórico médico significativo e sempre teve peso normal. A revisão dos sistemas deu positivo para diarreia e havia frustração com os sintomas de diarreia em curso. Seu peso antes da FMT era estável em 62 kg (índice de massa corporal de [IMC] 26). O exame físico era normal.

Após extensa discussão, a paciente optou por se submeter ao transplante fecal. A pedido da paciente, sua filha de 16 anos foi escolhida como doadora de fezes. Na época do FMT, o peso da filha era de ∼64 kg (IMC de 26,4), mas aumentou posteriormente para 77 kg.  Sua filha não tinha outros problemas de saúde e a triagem para vírus da imunodeficiência humana 1 e 2, sífilis e hepatite viral A, B e C, C. difficile, Giardia lamblia e cultura de fezes de rotina para patógenos entéricos foram negativos. A paciente foi retratada para H. pylori com terapia quádrupla (metronidazol, tetraciclina, bismuto e inibidor da bomba de prótons), e o FMT foi realizado 2 semanas depois por colonoscopia.  Um total de 600 cc da suspensão de fezes de doador em água estéril foi infundido através do colonoscópio começando no íleo terminal. O cólon e o íleo terminal pareciam normais no momento do procedimento. Ela melhorou e não sofreu nova recorrência de CDI após FMT.

A paciente apresentou-se novamente 16 meses após a FMT e relatou um ganho de peso não intencional de 15 kg.

Ela pesava 77 quilos e havia se tornado obesa (IMC de 33). Ela não perdeu peso durante os meses em que estava sendo tratada para CDI.  Ela não conseguira perder peso, apesar de uma dieta de proteína líquida supervisionada por um médico e de um programa de exercícios. O cortisol sérico e o painel da tireoide estavam normais. Ela continuou a ganhar peso, apesar dos esforços para fazer dieta e exercícios, e aos 36 meses pós-FMT seu peso era de 80 kg (IMC de 34,5). Ela também desenvolveu prisão de ventre e sintomas dispépticos inexplicáveis.

DISCUSSÃO

Nossa paciente relatou ganho de peso rápido não intencional após FMT.  Existem várias contribuições possíveis para o ganho de peso, incluindo a resolução do CDI (com aumento subsequente do apetite) e o tratamento concomitante de H. pylori.  

Existe uma associação conhecida entre o tratamento do H. pylori e o ganho de peso, especialmente em crianças, provavelmente devido à restauração dos níveis de grelina após a erradicação da bactéria.

No entanto, é notável que ela nunca foi obesa antes da FMT, e que o doador de fezes também experimentou um ganho de peso significativo, levantando a possibilidade de que a obesidade fosse, pelo menos em parte, uma consequência da FMT.

A hipótese do FMT desencadear ou contribuir para a obesidade é apoiada por modelos animais que demonstram que uma microbiota obesa pode ser transmitida.

Uma limitação importante em nosso caso é que o sequenciamento do microbioma comparando o paciente e o doador não é conhecido.

Com a ocorrência de ganho de peso após FMT, neste caso, agora é nossa política usar doadores não obesos para FMT. As consequências adversas do uso de doadores não ideais para FMT são importantes, porque os pacientes podem preferir usar um membro da família em vez de um doador de fezes não relacionado ou desconhecido devido à percepção de que essas fontes são mais seguras.  No entanto, estudos demonstraram que a FMT usando um inóculo congelado de doadores não aparentados é eficaz no tratamento de CDI recidivante.

Além disso, a maioria dos doadores de fezes “profissionais” para FMT são selecionados com base em boa saúde, incluindo um IMC normal.

Este caso serve como uma nota de cautela ao considerar o uso de doadores não ideais para FMT, e recomendamos selecionar doadores sem excesso de peso para FMT.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.