sábado, 18 de dezembro de 2021

Devo comer apenas salada para emagrecer ?

O emagrecimento é um processo complexo e que é visto por muitos como uma fase de extrema restrição em que o paciente deve "passar fome". Essa crença pode ser comprovada ao vermos estratégias utilizadas por algumas pessoas sem o acompanhamento profissional, que é a de consumir apenas salada e excluir inúmeros outros alimentos de forma bem "agressiva".

Mas será que a salada é a base do emagrecimento e os outros alimentos devem ser mesmo excluídos?

A resposta é: NÃO!

É verdade é que o consumo de saladas e vegetais deve mesmo ser aumentada, principalmente por terem baixa densidade calórica e saciarem bem, auxiliando nesse processo. No entanto, é preciso que coloquemos também proteínas, carboidratos complexos e gorduras de boa qualidade, principalmente por aumentarem ainda mais as respostas de saciedade e, mais ainda, por serem comuns nos hábitos dos brasileiros.

Ou seja, para onívoros que estão em processo de emagrecimento, é totalmente possível colocarmos arroz, feijão, carnes magras, azeite, dentre outras preparações que façam parte do hábito do paciente. O importante é sabermos quando colocar, as quantidades ideais para aquele caso em específico e saber as melhores formas de preparo para que não fiquem com elevada densidade calórica (evitar frituras ou adicionar gorduras em excesso na hora do preparo, por exemplo).

Então, esqueça essa de que o processo de emagrecimento deve ser uma sessão de "passar fome" e procure um profissional para te auxiliar! Você vai ver que, em grande parte dos casos, muitos dos alimentos que você consome poderão ser mantidos no seu plano alimentar!

Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor: Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.