terça-feira, 30 de novembro de 2021

Drogas para pressão arterial podem impedir que milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvam diabetes tipo 2, sugere um grande estudo.

Reduzir a pressão alta é uma maneira eficaz de reduzir o risco da doença no futuro, de acordo com a pesquisa publicada na Lancet.

Os médicos já prescrevem medicamentos baratos para pressão arterial para reduzir as chances de um ataque cardíaco ou derrame com risco de vida. No entanto, até agora, a questão de saber se essas drogas também poderiam ajudar a afastar a ameaça do diabetes tipo 2 não tinha sido respondida.

Agora, os pesquisadores descobriram que os efeitos protetores das drogas são muito mais amplos do que se pensava anteriormente. O estudo mostra que eles podem reduzir diretamente o risco de diabetes tipo 2 de alguém, uma condição que cerca de 13,6 milhões de pessoas no Reino Unido correm alto risco de desenvolver.

No maior estudo desse tipo, pesquisadores das universidades de Oxford e Bristol acompanharam mais de 145 mil pessoas de 19 ensaios clínicos randomizados globais por uma média de cerca de cinco anos.

Eles descobriram que uma redução de 5 mmHg na pressão arterial sistólica - fácil de alcançar através de drogas para pressão arterial ou mudanças no estilo de vida - reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 11%.

Os pesquisadores também investigaram os efeitos de cinco tipos principais de medicamentos para pressão arterial de 22 ensaios clínicos em comparação com um placebo. 

Eles descobriram que os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e os bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRAs) tiveram o efeito protetor mais forte, ambos reduzindo o risco relativo de alguém desenvolver diabetes em 16%.

Outros tipos de medicamentos para baixar a pressão arterial não foram protetores. Os bloqueadores dos canais de cálcio não tiveram efeito no risco de diabetes tipo 2, enquanto os betabloqueadores e os diuréticos tiazídicos realmente aumentaram o risco, apesar de seus efeitos benéficos conhecidos na prevenção de ataques cardíacos e derrames.

Atualmente, especialistas em saúde dizem que ser um peso saudável e adotar um estilo de vida saudável é a melhor maneira de reduzir o risco de diabetes tipo 2. Pesquisadores dizem que os medicamentos existentes - particularmente inibidores da ECA e BRAs - agora devem ser considerados para alguns pacientes que estão em maior risco da doença.

O Prof. Kazem Rahimi, pesquisador principal do estudo da Universidade de Oxford e cardiologista consultor, disse: “Nossa pesquisa fornece evidências claras de que dar inibidores da ECA ou BRAs, que são amplamente disponíveis e acessíveis em todo o mundo, a pacientes de alto risco poderia reduzir a crescente carga do diabetes tipo 2.”

A pesquisa foi financiada pela British Heart Foundation (BHF), pelo National Institute forHealth Research (NIHR) Oxford Biomedical Research Centre e pela Oxford Martin School.

O Prof. Sir Nilesh Samani, diretor médico da BHF, disse: “Diabetes e pressão alta são dois problemas importantes e crescentes que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver uma série de outras complicações graves de saúde, incluindo ataques cardíacos e derrames. Esta pesquisa mostra que os dois estão interconectados e que a redução da pressão arterial pode ser uma maneira poderosa de reduzir o risco de desenvolver diabetes.

“Isso também mostra que diferentes medicamentos comumente usados para baixar a pressão arterial têm efeitos muito diferentes no risco de diabetes. Os médicos devem, portanto, considerar o risco do paciente de desenvolver diabetes quando estiverem escolhendo um medicamento anti-hipertensivo para baixar a pressão arterial.”

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.