sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Pegando o microfone para desestigmatizar a obesidade

Grandes benção trazem grandes responsabilidades. Realmente não importa se você recebe esta mensagem de fontes bíblicas ou do Homem-Aranha. O imperativo está aí.  Se você tem uma grande plataforma, é melhor usá-la para servir a um propósito maior do que você. Parece que Queen Latifah e Novo Nordisk podem estar usando suas plataformas para desestigmatizar a obesidade.  Ontem, eles lançaram uma campanha sob o banner It’s Bigger Than Me. A mensagem central parece ser que vergonha e culpa não são maneiras de lidar com a obesidade. Assumir o controle de sua própria saúde oferece uma maneira melhor.

Sejamos honestos. Este é um caminho difícil que eles escolheram. Dietas e regimes de condicionamento físico têm muito mais força na cultura popular do que conversas sérias sobre a biologia da obesidade. Mas aí está. “Isso é maior do que nós e nosso DNA faz parte disso”, diz Latifah em um segmento.

Reenquadramento da obesidade

Alcançar um público maior para reformular a obesidade é fundamental. Muitas das mensagens por décadas agora têm sido apontar o dedo para dietas pobres e vidas sedentárias. Isso só trouxe ciclos intermináveis ​​de modismos dietéticos e pessoas se esforçando para perder peso. No entanto, o foco da cultura popular na dieta e nos exercícios não trouxe muito progresso na reversão das tendências da obesidade.

A razão é simples, a biologia das pessoas que são suscetíveis à obesidade está interagindo com nosso ambiente alimentar, social e físico para desencadear a obesidade.  Podemos tentar lidar com o meio ambiente, mas ainda não tivemos muito sucesso. Portanto, é fundamental abordar a biologia que está impulsionando a obesidade, mudando as mensagens que promovem a culpa e a vergonha, para focar a conversa na biologia dessa condição.

Alcançando um público mais amplo

As pessoas na crescente comunidade de especialistas em medicina da obesidade estão fazendo sua parte para educar os profissionais de saúde e desestigmatizar a obesidade, mas isso claramente não é suficiente. A médica de Harvard, Fatima Cody Stanford, explica:

“Uma coisa é para mim, como médico da medicina da obesidade, colocar toda a minha energia em educar colegas da medicina e da saúde sobre uma abordagem melhor para a obesidade e acabar com o preconceito de peso. Mas Queen Latifah está alcançando um nível totalmente diferente.

“É encorajador ver figuras públicas proeminentes como Queen Latifah reconhecendo que as lutas de peso são reais. Muitas pessoas já viveram essa experiência de ter excesso de peso. Precisamos de mais pessoas com plataformas proeminentes para nos alinhar com a ciência da obesidade.”

Joe Nadglowski, da Obesity Action Coalition, expressou sua opinião:

“A OAC e a Novo Nordisk têm um relacionamento de longa data no esforço de mudar a maneira como falamos sobre a obesidade, a tratamos e, o mais importante, mudamos a maneira como nos preocupamos com as pessoas com obesidade. Parabenizamos Queen Latifah por se posicionar para defender esta causa tão importante e trazer a consciência nacional para sua complexidade.”

Latifah tem um grande microfone que pode alcançar muitas pessoas e desestigmatizar a obesidade. A Novo Nordisk tem um grande investimento neste campo e boas razões comerciais para ajudar as pessoas a se afastarem da vergonha e da culpa que atrapalham o progresso. Nossa esperança é que isso leve a menos estigma e mais saúde. O tempo vai dizer.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.