segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O preconceito contra idosos por profissionais da saúde

Idosos condenam o viés de idade, dizem que se sentem desvalorizados ao interagir com os profissionais de saúde

Joanne Whitney, 84 anos, professora clínica associada aposentada de farmácia da Universidade da Califórnia-São Francisco, muitas vezes se sente desvalorizada ao interagir com profissionais de saúde.

Houve um tempo há vários anos em que ela disse a um médico da sala de emergência que o antibiótico que ele queria prescrever não neutralizaria o tipo de infecção do trato urinário que ela tinha.

Ele não quis ouvir, mesmo quando ela mencionou suas credenciais profissionais. Ela pediu para ver outra pessoa, sem sucesso. "Fui ignorada e finalmente desisti", disse Whitney, que sobreviveu ao câncer de pulmão e câncer de uretra e depende de um cateter especial para drenar a urina da bexiga. (Um serviço renal ambulatorial mudou mais tarde a prescrição.)
Então, no início deste ano, Whitney pousou na mesma sala de emergência, gritando de dor, com outra infecção do trato urinário e uma fissura anal grave. Quando ela pediu Dilaudid, um narcótico poderoso que a havia ajudado antes, um jovem médico lhe disse: "Não damos opioides para pessoas que os procuram. Vamos ver o que Tylenol faz."
Whitney disse que sua dor continuou inabalável por oito horas.

“Acho que o fato de eu ser uma mulher de 84 anos, sozinha, foi importante. Quando as pessoas mais velhas entram assim, elas não têm o mesmo nível de compromisso para fazer algo para corrigir a situação. É como 'Oh, aqui está uma pessoa idosa com dor. Bem, isso acontece muito com pessoas mais velhas'", disse ela.

As experiências de Whitney falam sobre o envelhecimento em ambientes de saúde, um problema de longa data que está recebendo nova atenção durante a pandemia de Covid-19, que matou mais de meio milhão de americanos com 65 anos ou mais.

O  “Ageism” ocorre quando as pessoas enfrentam estereótipos, preconceito ou discriminação por causa de sua idade. A suposição de que todas as pessoas mais velhas são frágeis e desamparadas é um estereótipo comum e incorreto. O preconceito pode consistir em sentimentos como "as pessoas mais velhas são desagradáveis e difíceis de lidar". A discriminação é evidente quando as necessidades dos idosos não são reconhecidas e respeitadas ou quando são tratados de forma menos favorável do que as mais jovens.

Em ambientes de saúde, o preconceito de idade pode ser explícito. Um exemplo: planos para racionamento de assistência médica ("padrões de assistência para crises") que especificam o tratamento de adultos mais jovens antes de adultos mais velhos. Incorporado a esses padrões, agora sendo implementados por hospitais em Idaho e partes do Alasca e Montana, está um julgamento de valor: a vida dos jovens vale mais porque eles presumivelmente têm mais anos para viver.

Justice in Aging, um grupo de defesa legal, entrou com uma queixa de direitos civis no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos em setembro, acusando que os padrões de atendimento para crises de Idaho são preconceituosos e pedindo uma investigação.

• O preconceito de idade pode comprometer o cuidado

Em outros casos, o preconceito de idade está implícito. A Dra. Julie Silverstein, presidente da divisão Atlantic da Oak Street Health, dá um exemplo disso: médicos presumindo que pacientes mais velhos que falam devagar estão cognitivamente comprometidos e incapazes de relatar suas preocupações médicas. Se isso acontecer, o médico pode deixar de envolver o paciente na tomada de decisões médicas, comprometendo potencialmente o atendimento, disse Silverstein. Oak Street Health opera mais de 100 centros de atenção primária para idosos de baixa renda em 18 estados.

Emogene Stamper, 91, do Bronx, na cidade de Nova York, foi enviado para uma casa de repouso com poucos recursos depois de adoecer com Covid-19 em março. "Era como uma masmorra", ela lembrou, "e eles não mexeram um dedo para fazer nada por mim", disse ela. A suposição de que as pessoas mais velhas não são resilientes e não podem se recuperar de doenças é implicitamente preconceituosa.

O filho de Stamper lutou para que sua mãe fosse internada em um hospital de reabilitação onde ela pudesse receber terapia intensiva.

“Quando cheguei lá, o médico disse ao meu filho: 'Oh, sua mãe tem 90', como se ele estivesse meio surpreso, e meu filho disse: 'Você não conhece minha mãe. Você não conhece essa mulher de 90 anos ", disse Stamper." Isso permite que você saiba o quão descartável eles se sentem quando você atinge uma certa idade."

No final do verão, quando Stamper foi hospitalizada por causa de um problema abdominal, uma enfermeira e auxiliar de enfermagem chegaram ao quarto dela com papéis para ela assinar. "Oh, você pode escrever!"  Stamper disse que a enfermeira exclamou em voz alta quando escreveu sua assinatura. "Eles ficaram tão chocados que eu estava alerta, foi um insulto. Eles não respeitam você", acrescentou ela.

Quase 20% dos americanos com 50 anos ou mais dizem que sofreram discriminação em ambientes de saúde, de acordo com um relatório de 2015, e isso pode resultar em cuidados inadequados ou inadequados. Um estudo estima que o custo anual de saúde decorrente do preconceito etário na América, incluindo tratamento excessivo e insuficiente de condições médicas comuns, totaliza US $ 63 bilhões.

Nubia Escobar, 75, que emigrou da Colômbia há quase 50 anos, deseja que os médicos passem mais tempo ouvindo as preocupações dos pacientes mais velhos. Isso se tornou uma questão urgente há dois anos, quando seu cardiologista de longa data na cidade de Nova York se aposentou na Flórida e um novo médico teve problemas para controlar sua hipertensão.

Alarmada com a possibilidade de ela desmaiar ou cair devido à baixa pressão arterial, Escobar procurou uma segunda opinião. Aquele cardiologista "me apressou - ele não fez muitas perguntas e não ouviu. Ele estava sentado ali conversando e olhando para minha filha", disse ela.

Foi Veronica Escobar, advogada de direito dos mais velhos, quem acompanhou a mãe nessa nomeação.  

Ela se lembra do médico sendo abrupto e interrompendo constantemente sua mãe. "Não gostei da forma como ele a tratou e pude ver a raiva no rosto de minha mãe", disse ela. Desde então, Nubia Escobar consultou uma geriatra que concluiu que ela estava excessivamente medicada.

A geriatra "foi paciente. Como posso dizer? Ela me deu a sensação de que ficava pensando o tempo todo no que poderia ser melhor para mim", disse Núbia Escobar.

Sentindo-se invisível

Pat Bailey, 63, recebe pouca consideração desse tipo no condado de Los Angeles, Califórnia, casa de repouso onde viveu por cinco anos desde que teve um derrame fulminante e vários ataques cardíacos subsequentes. "Quando faço perguntas, eles me tratam como se eu fosse velha e estúpida e não respondem", disse ela.

Um residente em casa de saúde em cada cinco tem dor persistente, descobriram estudos, e um número significativo não recebe tratamento adequado. Bailey, cujo lado esquerdo está paralisado, disse que está entre eles. "Quando eu digo a eles o que dói, eles simplesmente ignoram ou me dizem que não é hora para um analgésico", acrescentou ela.

Na maioria das vezes, Bailey se sente como "eu sou invisível" e como se ela fosse vista como "uma lesma na cama, não uma pessoa real". Apenas uma enfermeira fala regularmente com ela e a faz sentir que se preocupa com o bem-estar de Bailey.

"Só porque não estou caminhando e fazendo nada por mim mesma não significa que não estou viva. Estou morrendo por dentro, mas ainda estou viva", disse ela.

Ed Palent, 88, e sua esposa, Sandy, de Denver, de 89 anos, também se sentiram desanimados quando viram um novo médico depois que seu médico de longa data se aposentou.

"Eles faziam um check-up anual e tudo o que o médico queria que eles fizessem era perguntar como queriam morrer e fazer com que assinassem todos os tipos de formulários", disse sua filha Shelli Bischoff, que comentou sobre as experiências de seus pais com sua permissão.

"Eles ficaram muito chateados e disseram a ele: 'Não queremos falar sobre isso', mas ele não desistiu. Eles queriam um médico que os ajudasse a viver, não descobrisse como eles vão morrer," Bischoff acrescentou.

Os Palents não voltaram e, em vez disso, ingressaram em outra prática médica, onde um jovem médico mal olhou para eles após realizar exames superficiais, disseram. Esse médico não conseguiu identificar uma infecção bacteriana estafilocócica perigosa no braço de Ed Palent, que foi posteriormente diagnosticada por um dermatologista. Mais uma vez, o casal se sentiu esquecido e foi embora.

Agora eles estão com o consultório de um médico concierge que tem feito um grande esforço para conhecê-los.  

"É o oposto do preconceito de idade: é 'Nós nos preocupamos com você e nosso trabalho é ajudá-lo a ser o mais saudável possível pelo maior tempo possível. É uma pena que isso seja tão difícil de encontrar", acrescentou Bischoff.

Autor: “Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.