quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Os primeiros níveis de colesterol são importantes para eventos de vida posterior


Quatro estudos de coorte juntos aumentam as evidências de risco semelhante ao "pack-year"

A exposição ao colesterol LDL (LDL-C) na idade adulta mais jovem previu eventos cardiovasculares posteriores, independentemente do colesterol na meia-idade, mostraram grandes coortes observacionais.

A doença cardíaca coronariana se correlacionou significativamente com LDL-C cumulativo (HR 1,57, P=0,01 para tendência), bem como LDL médio ponderado no tempo (HR 1,69, P<0,001 para tendência) em quatro estudos e uma mediana de 16 anos de acompanhamento.

O risco foi visto tão baixo quanto 100 mg/dL, muito abaixo dos limiares atuais de tratamento, Yiyi Zhang, PhD, do Columbia University Medical Center, em Nova York, e colegas relataram na JAMA Cardiology.

“Os achados sugerem que a manutenção de um nível ideal de LDL-C durante a idade adulta jovem e média pode minimizar o risco ao longo da vida de doenças cardiovasculares ateroscleróticas", concluíram os pesquisadores.

As diretrizes de colesterol recomendam estatinas para adultos jovens com idades entre 20 e 39 anos abaixo de um LDL de 190 mg/dL somente quando há histórico familiar de doença cardiovascular aterosclerótica prematura, diabetes de longa data ou múltiplos fatores de risco.

Os achados "sugerem que o paradigma atual endossado por diretrizes de adiar o tratamento de elevações leves e moderadas dos níveis de LDL-C em adultos jovens não apenas perde uma oportunidade crítica de prevenção, mas também permite desnecessariamente que o risco relacionado a lipídios se acumule por décadas", escreveu Ann Marie Navar, MD, PhD, do Centro Médico

O conceito é semelhante aos anos-maço de tabagismo, observaram em um editorial que acompanha o artigo. 

Isso não é surpresa, "ainda que exatamente quando começar a terapia hipolipemiante não foi bem demarcado. Lesões ateroscleróticas se desenvolvem lentamente ao longo de muitos anos, se não décadas."

Navar e Fonarow concluíram que "se a comunidade clínica pode apoiar o tratamento da hipertensão no início da vida para prevenir os riscos a longo prazo de pressão arterial elevada, os achados do estudo de Zhang et al. sugerem que um paradigma semelhante deve ser considerado para o LDL-C".

O estudo incluiu 18.288 participantes de quatro estudos: Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades, Estudo de Desenvolvimento de Risco de Artéria Coronariana em Adultos Jovens, Framingham Heart Study Offspring Cohort e o Estudo Multiétnico de Aterosclerose.

A inclinação do LDL-C não foi associada à doença coronariana após o ajuste para os níveis de LDL de meia-idade, escreveram os pesquisadores, "provavelmente porque em um determinado nível de LDL-C durante a meia-idade, os indivíduos que atingiram uma inclinação mais íngreme podem ter uma área menor sob a curva ou exposição cumulativa ao LDL-C.

Não foram observadas associações com o risco de acidente vascular cerebral isquêmico ou insuficiência cardíaca, embora esses desfechos sejam menos frequentes do que os desfechos da doença coronariana, que estavam significativamente ligados ao risco.

Os pacientes incluídos tinham duas ou mais medidas de LDL-C com pelo menos 2 anos de intervalo entre 18 e 60 anos, com pelo menos uma na meia-idade entre 40 e 60 anos. 

Os participantes foram acompanhados por uma mediana de 16 anos a partir de sua visita índice com uma idade mediana de 56 anos.

As limitações do estudo incluíram o uso de imputação múltipla para estimar exposições a longo prazo ao LDL-C, porque os estudos de coorte tinham faixas etárias de matrícula restritas sem medição direta dos níveis de LDL-C durante a idade adulta jovem e média.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.