sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Estudo conclui que a taxa de elevação do IMC em crianças quase dobrou durante a pandemia



A taxa de mudança no índice de massa corporal em crianças quase dobrou de março a novembro de 2020 em comparação com a taxa de mudança de IMC antes da pandemia de Covid-19, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira no relatório do Centers for Disease Control and Prevention dos EUA sobre morbidade e mortalidade.

A equipe do CDC usou um banco de dados de prontuários médicos para comparar as mudanças no IMC em 432.302 crianças dos EUA entre 2 e 19 anos antes e durante a pandemia. 

O IMC é uma medida que usa dados de altura e peso para rastrear mudanças no peso em relação à altura.

Todas as crianças do estudo experimentaram aumentos significativos em sua taxa de mudança de IMC durante a pandemia, exceto as crianças com baixo peso, constatou o relatório.

O aumento foi especialmente alto em crianças mais novas e com obesidade.
"As crianças em idade pré-escolar e escolar, particularmente aquelas com obesidade, tiveram aumentos maiores no IMC associados à pandemia do que os adolescentes", escreveu a autora correspondente Samantha Lange, epidemiologista da equipe de saúde e saúde da população do CDC.

Isso pode ser devido ao fechamento de muitas creches e escolas primárias durante a pandemia, o que reduziu o acesso a escolhas alimentares mais saudáveis e organizou programas de exercícios, de acordo com o relatório.

Em crianças com obesidade, a taxa de mudança foi 5,3 vezes maior durante a pandemia, o que poderia levar a um ganho de peso significativo, disse o relatório.

Durante os oito meses do período do estudo, crianças com "obesidade moderada ou grave ganharam em média 0,45 e 0,54 kg por mês, respectivamente", escreveu a equipe do CDC.

"O ganho de peso nessa taxa ao longo de 6 meses é estimado em 2,8 e 3,5 quilogramas, respectivamente, em comparação com 1,2 quilos em uma pessoa com peso saudável."

Os autores disseram que o estudo é a "maior e primeira análise geograficamente diversa" analisando o impacto da pandemia no IMC e a "primeira a mostrar resultados por categoria inicial de IMC".

O que as famílias podem fazer?

Existem maneiras apoiadas por evidências pelas quais os adultos podem ajudar a lidar com o ganho de peso pandêmico de seus filhos (bem como o seu próprio).

Vá andando. Ir ao ar livre ao ar livre ajuda corpos de qualquer idade. A luz solar ajuda no sono, assim como uma caminhada rápida, o que também é bom para o seu coração. Desafie seu filho -- quem pode andar mais rápido? (Psst -- você tem que deixá-los ganhar às vezes.)
Há muitos jogos e atividades familiares organizados que você pode experimentar -- mesmo que seja apenas desenhando na calçada por diversão. Dê uma olhada nesta lista da CNN de 100 coisas que você pode fazer com seus filhos (ou não) para ter algumas ideias.

Embale sua casa com alimentos saudáveis. 

As crianças fazem o que os pais fazem, então seja um modelo a seguir. 

Leve seu filho para fazer compras de supermercado e escolha itens saudáveis. Limite a quantidade de alimentos processados que você traz para dentro de casa. Quando você os servir como lanches ou guloseimas, observe o tamanho das porções.
Comedores exigentes e amantes de não vegetais podem ser empurrados para comer vegetais assistindo os membros da família apreciá-los e tendo um pouco no prato, noite após noite.

A dieta mediterrânea ganha prêmios a cada ano por seus benefícios para a saúde - menor risco de diabetes, doenças cardíacas, demência e muito mais. Também é bom para perda de peso e inclui muitas opções que agradam às crianças, como comida em palito e pizza vegetariana (incluindo esta receita de torta com um rosto fofo).

Desligue as telas, dentro do razoável. 

Tem sido difícil limitar o tempo de tela durante a pandemia. Mesmo especialistas que pedem limitar o tempo de tela entendem isso.

Os pais não estão permitindo que as crianças usem dispositivos eletrônicos por qualquer "pensamento ou negligência ruim ou malicioso. Eles estão fazendo isso porque é uma solução fácil para uma situação complexa - que é uma criança frustrada, faminta, cansada e um pai frustrado, faminto e cansado", disse o Dr. Wendy Sue Swanson, pediatra geral e chefe de inovação digital do Seattle Children's Hospital, em uma entrevista anterior à CNN.

"Eu entendo por que você faz isso. Eu também faço isso", disse Swanson. "Mas todos nós temos que trabalhar muito duro para perceber que é uma solução super fácil e que a maneira mais difícil pode ser melhor e, no final, pode ser mais benéfica."

Veja por que é tão importante: Além do ganho de peso e da falta de exercício, estudos mostraram que a visualização excessiva da TV está ligada à incapacidade das crianças de prestar atenção e pensar claramente, ao mesmo tempo em que aumenta os maus hábitos alimentares e problemas comportamentais. Associações também foram mostradas entre tempo excessivo de tela e atraso na linguagem, sono ruim, função executiva prejudicada e diminuição do envolvimento pai-filho.

A Academia Americana de Pediatria tem ferramentas para calcular o tempo de mídia do seu filho e, em seguida, estabelecer um plano de mídia familiar.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.