sexta-feira, 3 de setembro de 2021

EDCs – uma causa invisível de obesidade

Embora padrões alimentares ruins e falta de atividade física sejam comumente responsabilizados pela epidemia de obesidade moderna, Tim Lobstein e Kelly Brownell argumentam que um terceiro tipo de obesógeno pode ser igualmente importante e é muito mais difícil de evitar.

Por até um século, a visão de ganho de peso das calorias entram - sai calorias' dominou a discussão sobre as principais causas da epidemia de obesidade que agora afeta grande parte do mundo. No entanto, nas últimas duas décadas, uma terceira causa de adiposidade tornou-se cada vez mais reconhecida, com mais de 500 artigos científicos publicados desde 2000, incluindo mais de 300 nos últimos cinco anos.

Este terceiro fator? Produtos químicos de ruptura endócrina (EDCs) - os compostos produzidos industrialmente feitos pelo homem que estão se tornando cada vez mais difundidos no meio ambiente e comprovadamente capazes de afetar os sistemas hormonais humanos. Esses compostos podem ser encontrados em uma ampla gama de produtos e ambientes. Eles são adicionados a garrafas de bebidas de plástico, são usados para embalagem de alimentos, são pintados dentro de latas e colocados em cosméticos, são pulverizados em culturas, incorporados em tapetes e materiais de mobiliário e liberados em fumaça de tráfego e poeira de pneus. Sabe-se que afetam a reprodução humana e podem aumentar o risco de certos cânceres e, mais recentemente, mostraram afetar a formação do tecido adiposo, o controle do apetite e o ganho de peso.

Em uma revisão publicada este mês na Obesity Reviews, sugerimos que os EDCs provavelmente aumentarão o risco de obesidade tanto quanto uma dieta ruim ou assistir TV, e que as políticas de prevenção da obesidade precisam levar em conta as EDCs. A ligação entre excesso de peso e exposição a EDC é difícil de contestar: crianças nos EUA com níveis urinários mais altos de um dos EDCs mais comuns, o bisfenol A (BPA) tiveram o dobro da prevalência de obesidade em comparação com crianças com níveis mais baixos (Bhandari et al). Uma meta-análise descobriu que, para cada aumento de 1,0 ng/mL no BPA urinário acima de uma linha de base de 1,0 ng/mL, as chances de obesidade aumentaram em 17% em crianças e 15% em adultos (Wu et al). Isso é altamente relevante para populações ocidentais, onde 10% da população tem níveis urinários de BPA superiores a 5,0 ng/mL.

Como isso se compara com os fatores de risco conhecidos para obesidade? 

Uma revisão da prevalência de obesidade infantil atribuível ao sobrepeso materno, obesidade materna e ganho de peso gestacional excessivo sugeriu que esses fatores representam 10% a 22% do risco de obesidade (Voerman et al). 

Assistir TV aumenta as chances de desenvolver obesidade em 13% para cada hora de assistir TV a cada dia (Zhang et al). 

O consumo de dietas menos saudáveis (grãos refinados, carne vermelha, bebidas açucaradas) aumenta o risco de obesidade entre 5% e 14%, de acordo com a meta-análise de 2019 de Schlesinger et al.

Efeitos igualmente modestos na prevalência de obesidade são relatados em estudos de consumo de bebidas açucaradas. O projeto espanhol SUN descobriu que uma porção diária de 200 ml de refrigerante comum estava associada a um aumento de 15% no risco de obesidade, e uma porção de 330 ml de cerveja associada a um risco de 19%. Curiosamente, uma porção de refrigerante diet estava ligada a um risco de obesidade de 9% - um achado ecoado em uma meta-análise do consumo de refrigerante por Qin et al, que descobriu que bebidas açucaradas aumentaram o risco de obesidade em 12% por porção de 250 ml, mas o refrigerante diet aumentou o risco de obesidade em 21% por porção.

O achado paradoxal de bebidas sem açúcar ligadas à obesidade pode ser simplesmente devido às pessoas que vivem com obesidade mudando para bebidas dietéticas. Mas outra explicação pode ser que o consumo de bebidas em todas as formas aumenta o risco de aumentar o consumo de EDC - principalmente dos plastificantes em garrafas de plástico e latas revestidas de plástico. Alimentos e bebidas ultraprocessados foram recentemente associados à exposição a EDC: crianças que consumiam níveis mais altos de alimentos ultraprocessados tinham mais metabólitos EDC na urina, em uma associação dose-resposta (Martinez Steele at al).

Tendo afirmado que os EDCs precisam ser levados a sério na prevenção da obesidade, perguntamos: Quais políticas estão sendo recomendadas e onde estão sendo adotadas? Pesquisamos mais de 60 revisões científicas de EDCs e sua relação com a obesidade e encontramos três tipos de recomendação: (i) ações individuais para reduzir a exposição através da limitação do consumo de produtos contendo EDC, (ii) intervenções médicas para combater os efeitos das EDCs nos sistemas endócrinos e educar os pacientes, e (iii) regulamentação mais rigorosa sobre o uso de EDCs, com aumento dos testes de segurança e proibições no uso de produtos suspeitos de causar danos.

Em seguida, analisamos 60 documentos de políticas intergovernamentais, nacionais e de especialistas relacionados à prevenção da obesidade, incluindo publicações da Organização Mundial da Saúde, da Comissão Europeia e de vários departamentos e agências governamentais nacionais. Desses 60 documentos, apenas seis se referiam a toxinas no ambiente como potencialmente relevantes para a obesidade, e apenas um documento realmente especificou EDCs e a necessidade de ação regulatória. Esse descompasso entre a ciência em evolução das EDCs e seu reconhecimento limitado na política governamental é alarmante.

Sabemos que a mudança de política nesta área é difícil: requer vontade no governo e pressão da sociedade civil, e será resistida pelos interesses comerciais atuais. No entanto, políticas que atinjam múltiplos objetivos simultaneamente podem ser especialmente atraentes, e políticas já em vigor para reduzir os EDCs de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para proteger o meio ambiente e reduzir os danos à saúde também podem ajudar a alcançar as metas da Assembleia de Saúde do OMS para evitar novos aumentos no sobrepeso e obesidade. Este é um bom exemplo de uma combinação de políticas ganha-ganha ou "duplo dever" do tipo identificado na Comissão de Obesidade Lancet. É bom em teoria, mas para as EDCs uma ação regulatória significativa está se mostrando difícil de alcançar, e é fortemente resistida por interesses comerciais e por governos com laços econômicos com sua produção contínua.

Por fim, tememos que uma narrativa de agência individual ou responsabilidade pessoal de se defender contra produtos químicos obesogênicos infelizmente ecoe as narrativas de estigma e culpa pelo ganho de peso em outros contextos e possa desviar a atenção dos determinantes corporativos da saúde. Há poucas oportunidades de responsabilidade pessoal quando se trata de evitar poluentes persistentes e generalizados no meio ambiente. Em comparação com bebidas ou lanches adoçados com açúcar, os EDCs são invisíveis e potencialmente obesogênicos em quantidades relativamente pequenas. Eles são encontrados em uma ampla variedade de produtos e ambientes, com maior exposição provavelmente de plásticos usados na produção de alimentos e bebidas, mas também em muitos produtos domésticos, em poluentes de transporte e no abastecimento de água.

Precisava de legislação para remover a poluição por chumbo do abastecimento de água e exaustão de carros, para tirar o amianto do comércio de construção, e precisará de legislação para regular os EDCs. Os indivíduos não podem ser responsabilizados por seu consumo de EDCs e não podem ser razoavelmente solicitados a reduzir sua própria exposição.

Tim Lobstein e Kelly Brownell

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.