sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Adiposidade Através da Química – Hora de Prestar Atenção

Viver melhor através da química é um bordão que nos leva de volta a um tempo antes da obesidade estar realmente decolando na América. A DuPont deixou cair essa frase em 1982. Mas a química que pode nos ajudar a nos trazer mais adiposidade está começando a receber alguma atenção séria. Escrevendo na Obesity Reviews, Kelly Brownell e Tim Lobstein estão nos dizendo que os produtos químicos desreguladores endócrinos podem rivalizar com a dieta como causa da obesidade:

“Evidências emergentes indicam que produtos químicos de interrupção endócrina (EDCs) produzidos industrialmente podem ser tão obesogênicos quanto padrões alimentares ruins e devem ser considerados nas políticas de prevenção da obesidade.”

Isso marca uma mudança séria. Há algum tempo, esses defensores se concentram principalmente em fazer com que “grande comida” pague para nos engordar. Quando Lobstein escreveu no ano passado sobre políticas para prevenir a obesidade, era tudo sobre a indústria de alimentos. Tributá-lo, rotulá-lo, regular a publicidade. A comida era o problema em obter todo o foco.

Mais do que apenas comida

Infelizmente, as origens do nosso problema não têm uma causa singular. Sim, o suprimento de alimentos mudou e desempenha um papel. Mas o problema com o suprimento de alimentos é mais do que açúcar. Na verdade, como já escrevemos antes, é mais do que apenas a composição da comida. Muitos fatores intangíveis no fornecimento de alimentos - incluindo todos os aspectos do marketing - nos levaram a ter alimentos em todos os lugares para consumo ininterrupto. Torna-se um ritual de pastagem.

Mas outros fatores contribuem, possivelmente tanto quanto. O estresse e a angústia contribuem claramente. Assim como nosso ambiente físico, organizado em torno de transporte inativo, trabalho e lazer. Nós nos sentamos e dirigimos mais. Breves explosões de atividade na academia não compensam totalmente isso.

Produtos químicos de ruptura endócrina

Finalmente, e não menos importante, são as drogas e produtos químicos que consumimos passivamente. O rastreamento toxicológico evoluiu em grande parte a partir de uma preocupação com câncer e intoxicação aguda. Produtos químicos desreguladores endócrinos podem não ter um efeito tóxico imediato. Eles podem não causar câncer. Se eles prejudicam animais e humanos apenas causando ganho de peso, isso pode e escapou do aviso por algum tempo.

Mas agora, as pessoas estão tomando conhecimento. Precisamos mesmo de PFAS em nossas caixas de pizza e embalagens de comida? Ou maquiagem? Precisamos de um desregulador endócrino como o clorpirifos na cadeia alimentar? Cada vez mais, reguladores, empresas e o público percebem que a resposta é não.

Portanto, estamos muito satisfeitos em ouvir de Lobstein e Brownell que as pessoas devem prestar atenção ao risco de adiposidade através da química. Eles estão certos.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.