terça-feira, 31 de agosto de 2021

O aumento da homocisteína e o risco de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares (DCVs) são uma das principais causas de morte em todo o mundo. A OMS define DCVs como distúrbios que afetam o coração e os vasos sanguíneos, incluindo doença arterial coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica, defeitos cardíacos congênitos, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. A aterosclerose é um componente fisiopatológico proeminente das DCVs arteriais que é potencializado por fatores de risco cardiovascular (CV), incluindo tabagismo, colesterol alto, pressão alta, diabetes, obesidade abdominal e efeitos psicossociais. 

Esses fatores de risco explicam a maior parte, mas não todo o panorama das DCVs arteriais. Os principais fatores de risco de tromboembolismo venoso (TEV) incluem câncer, trombofilia, como síndrome antifosfolipídica, cirurgia de grande porte e condição médica aguda com imobilização prolongada. 

Outros fatores de risco, como aumento nas concentrações de homocisteína (Hcy), produzem outros tipos de lesão vascular e precisam de avaliações adicionais.

A Hcy é um metabólito intermediário do metabolismo de 1 carbono (1-CM), que promove disfunção endotelial, estresse oxidativo, inflamação, proliferação celular e trombose. 

O aumento de Hcy é geralmente classificado em 3 categorias, hiper-homocisteinemia (HHcy) moderada (15–30 μmol/L), intermediária (30–100 μmol/L) ou grave (> 100 μmol/L). O metabolismo da Hcy depende de fatores nutricionais que incluem folato, vitamina B12, colina, riboflavina e vitamina B6. A deficiência de ≥1 dessas vitaminas produz HHcy, que pode ser reduzida ou mesmo normalizada pela suplementação. 

A HHcy intermediária e grave também pode ser causada por insuficiência renal e mutações em genes envolvidos em 1-CM, bem como aqueles relacionados à vitamina B12 e folato. A associação entre HHcy e DCV foi proposta pela primeira vez há mais de 40 anos por McCully, que relatou lesões vasculares em pacientes com HHcy intermediária e grave relacionadas a doenças hereditárias de 1-CM. Posteriormente, a grande maioria dos estudos observacionais concluiu que a HHcy moderada está associada ao risco de DCV. Esses estudos mostraram que um aumento moderado de Hcy é um fator de risco para mortalidade por CV, doença isquêmica do coração, doença arterial periférica e trombose venosa. 

Em contraste, a maioria dos estudos de intervenção com suplementação de vitaminas não encontrou nenhum benefício na redução da Hcy em pacientes com ou em risco de DCV. Várias metanálises confirmaram essas conclusões e questionaram a causalidade da associação entre HHcy e risco de DCV. 

No entanto, a influência da HHcy intermediária e grave nos desfechos de DCV em associação com deficiências de vitaminas e/ou distúrbios metabólicos hereditários não foi estudada explicitamente na maioria dos estudos observacionais e de intervenção, uma vez que a grande maioria desses estudos incluiu pacientes com linha de base Concentrações de Hcy <30 μmol/L. 

As frequências de causas genéticas, metabólicas e nutricionais e os efeitos sobre os desfechos de DCV da redução da HHcy intermediária/grave ganharam um interesse muito limitado, apesar do estudo anterior de McCully.

OBJETIVOS DO ESTUDO

Para abordar essa lacuna de conhecimento, realizamos um estudo transversal retrospectivo que avaliou pacientes consecutivos nos quais HHcy intermediária ou grave foi diagnosticada durante uma avaliação no University Regional Hospital Center de Nancy para a ocorrência de desfechos de DCV. Alguns desses pacientes foram submetidos a avaliações metabólicas e genéticas mais aprofundadas e foram tratados no Centro de Referência para Erros Inatos do Metabolismo (ORPHA67872).

MÉTODOS

Foi realizado um estudo transversal retrospectivo em pacientes consecutivos submetidos a um ensaio de homocisteína em um Centro Hospitalar Regional de uma Universidade Francesa. Pacientes com desfechos de DCV foram avaliados para vitamina B12, folato, Hcy, ácido metilmalônico e sequenciamento de exoma clínico de próxima geração.

RESULTADOS

Avaliamos 165 pacientes hospitalizados por manifestações tromboembólicas e outras manifestações cardiovasculares (CV) entre 1.006 pacientes recrutados consecutivamente. Entre eles, 84% (138/165) tinham Hcy> 30 μmol/L, 27% Hcy> 50 μmol/L (44/165) e 3% Hcy> 100 μmol/L (5/165). A HHcy foi relacionada à deficiência de vitamina B12 e/ou folato em 55% (87/165), mutações em um ou mais genes do metabolismo de um carbono e/ou vitamina B12 em 11% (19/165) e insuficiência renal grave em 15% (21/141) dos pacientes estudados. HHcy foi o único risco vascular recuperado em quase 9% (15/165) dos pacientes. 60% (101/165) dos pacientes receberam uma suplementação para tratar HHcy, com uma diminuição significativa na Hcy mediana de 41 para 17 μmo /L (IQR: 33,6–60,4 em comparação com 12,1–28). Nenhuma recorrência de manifestações tromboembólicas foi observada após a suplementação e tratamento antitrombótico de pacientes que tinham HHcy como um risco único, após ∼4 anos de acompanhamento.

CONCLUSÃO

A alta frequência de HHcy intermediária/grave difere da HHcy moderada frequente relatada em estudos observacionais anteriores de pacientes com DCV pré-existente. Nosso estudo aponta a importância de diagnosticar e tratar deficiências nutricionais e doenças hereditárias para reverter a HHcy intermediária/grave associada a desfechos de DCV.


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.