sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Novas Recomendações da USPSTF para Rastreamento de Pré-diabetes e Diabetes Tipo 2

O rastreamento para diabetes tipo 2 tem sido defendido sob o pressuposto de que um início precoce com cuidados preventivos reduzirá o risco de múltiplas complicações após o início do diabetes.
 
No entanto, as evidências mistas para essa afirmação mantiveram o rastreamento do diabetes em debate por décadas e diminuíram seu papel na resposta da saúde pública ao diabetes.
 
Nesta edição da JAMA, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF) apresenta sua Declaração de Recomendação e uma Revisão de Evidências atualizada sobre o rastreamento de pré-diabetes e diabetes tipo 2.
 
A força-tarefa recomenda que adultos de 35 a 70 anos com sobrepeso ou obesidade sejam rastreados para pré-diabetes e diabetes tipo 2 e que os médicos “ofereçam ou encaminhem pacientes com pré-diabetes para intervenções de prevenção eficazes” (recomendação B).
 
A recomendação permanece relativamente inalterada desde a declaração do USPSTF de 2015, exceto pela redução do limiar de idade para rastreamento de 40 para 35 anos e a adição de metformina entre as intervenções de prevenção do diabetes.
 
Também nesta edição da JAMA, o estudo de Wang e colegas demonstra uma nova alta na prevalência total de diabetes padronizada por idade dos EUA de 14% em 2015-2018 e nenhuma melhoria consistente no controle glicêmico e no gerenciamento de fatores de risco por 10 anos.
 
Juntamente com outras evidências de potencial estagnação dos cuidados e desfechos com o diabetes, esses achados fornecem um contexto importante para a nova recomendação do USPSTF e merecem um olhar mais atento sobre onde estão as maiores oportunidades perdidas e o que poderia ser ganho com as novas diretrizes de rastreamento.
 
O relatório do USPSTF avaliou evidências de benefício e danos de 3 intervenções: triagem populacional, manejo precoce de fatores de risco para indivíduos com diabetes diagnosticado e intervenções preventivas para aqueles com pré-diabetes diagnosticados.
 
Parecendo contradizer a recomendação geral, a revisão conclui que há pouca evidência direta de que o rastreamento melhore os resultados de saúde para pessoas com diabetes diagnosticada.
 
Essa conclusão depende muito do estudo ADDITION, que não encontrou benefício do rastreamento do diabetes ou do gerenciamento intensivo de fatores de risco orientados pela detecção nos resultados a longo prazo.
 
No entanto, os efeitos potenciais do rastreamento, detecção e intervenção para diabetes e pré-diabetes simultaneamente, como agora recomendado, não foram testados em ensaios randomizados.
 
Assim, a justificativa para rastrear depende dos benefícios das intervenções que se seguem ao diagnóstico, incluindo a atenção a longo prazo ao gerenciamento de fatores de risco e a oportunidade de prevenir o diabetes na grande população de risco.
 
Os benefícios da intervenção após o diagnóstico de diabetes ainda dependem em grande parte do UK Prospective Diabetes Study Group, que há quase 25 anos mostrou que o controle glicêmico e da pressão arterial em pacientes com diabetes recentemente diagnosticado reduziu o risco de complicações microvasculares e macrovasculares e, com 10 anos de acompanhamento adicional, reduziu o risco de infarto do miocárdio, bem como a mortalidade por todas as causas e diabetes.
 
Esses benefícios foram alcançados sem a vantagem de medicamentos mais recentes que desde então foram adicionados às diretrizes de tratamento do diabetes (porque esses medicamentos mostraram abordar simultaneamente o risco metabólico, glicêmico e cardiovascular).
 
Os benefícios da intervenção entre pessoas diagnosticados com pré-diabetes contaram com 23 estudos de 8 países, mostrando coletivamente uma redução do risco relativo (RR) na incidência de diabetes associada a programas de prevenção multicomponentes (RR, 0,78 [IC 95%, 0,69-0,88]).
 
Embora essa magnitude de associação tenha sido menor do que a redução de risco relatada no relatório de 2015 (RR, 0,53 [IC 95%, 0,39-0,72]), reflete uma importante expansão da literatura além dos ensaios de prevenção de diabetes de prova de conceito, como o Programa de Prevenção do Diabetes dos EUA.
 
A revisão atualizada de evidências inclui um número maior de estudos, incluindo mais investigações realizadas em ambientes comunitários com diversas populações e maior acompanhamento.
 
Isso, juntamente com os aumentos de escala de programas vistos nos EUA e no Reino Unido, estabeleceu a viabilidade de intervenções individuais como uma abordagem importante contra a epidemia de diabetes.
 
As recomendações de triagem do USPSTF se aplicam a uma grande proporção da população adulta.
 
Mais de 40% da população adulta será elegível para o rastreamento, entre os quais um terço provavelmente atenderá aos critérios do USPSTF para um programa de prevenção.
 
Em teoria, uma forte implementação em toda a cadeia de ações recomendadas poderia contribuir para benefícios significativos à saúde, variando de uma redução da incidência de diabetes a uma redução de complicações relacionadas ao diabetes.
 
No entanto, os dados de vigilância apontam para 3 grandes áreas de preocupação que devem ser abordadas para transformar a saúde da população.
 
Primeiro, o relatório de Wang et al sugere que o cuidado com o diabetes estagnou.
 
Entre adultos com diabetes diagnosticado, os níveis gerais de controle glicêmico não melhoraram entre 2007 e 2018, menos da metade (48,2%) atingiu as metas de pressão arterial e apenas 21,2% atingiram as metas combinadas para hemoglobina A1c, pressão arterial e lipídios.
 
Além disso, apenas 10,9% dos adultos mexicano-americanos, 12,5% dos adultos negros não hispânicos e 7,4% dos adultos mais jovens (18-44 anos) atingiram as metas combinadas.
 
Mesmo antes da COVID-19 apresentar um novo desafio como uma causa comum de morbidade grave com desfechos particularmente graves na população com diabetes, havia evidências crescentes de que as melhorias a longo prazo nas complicações relacionadas ao diabetes diminuíram nesses grupos.
 
Dado o aumento da expectativa de vida após o diagnóstico e o potencial aumento da multimorbidade, os desafios do rastreamento podem agora ser menos importantes em comparação com os desafios e benefícios de fornecer com sucesso o controle glicêmico a longo prazo e sustentar o gerenciamento dos fatores de risco cardiovascular entre populações com diabetes que vivem décadas após o diagnóstico.
 
Em segundo lugar, os adultos jovens parecem ser o grupo com mais a perder com os níveis atuais de assistência ao diabetes e o maior a ganhar com a atenção à nova recomendação.
 
Esse grupo teve o maior aumento relativo na prevalência de diabetes, o menor recebimento de serviços preventivos e controle de fatores de risco e um aparente aumento nas taxas de complicações relacionadas ao diabetes.
 
Embora a mudança na idade de rastreamento para 35 anos provavelmente tenha apenas uma pequena influência no número de pessoas identificadas com diabetes não diagnosticada, estima-se que 24,3% dos adultos jovens (idades de 18 a 44 anos) tenham pré-diabetes.
 
Em 2018, de acordo com dados estaduais relatados pelo Behavioral Risk Factor Surveillance System, apenas 44% nessa faixa etária relataram ter sido testado nos últimos 3 anos, e também foram menos propensos a serem encaminhados e realizarem serviços de prevenção.
 
Jovens adultos com diabetes também são desproporcionalmente afetados por fatores sociais adversos, incluindo inseguranças envolvendo alimentos, moradia e medicação.
 
Assim, abordar barreiras ao controle de fatores de risco glicêmicos e cardiovasculares entre adultos jovens com diabetes recém-diagnosticado, que por padrão de sua idade mais jovem carregam o maior risco ao longo da vida de diabetes e complicações relacionadas ao diabetes, torna esse grupo o mais propenso a se beneficiar da intervenção precoce.
 
Terceiro, a entrega de intervenções preventivas eficazes para pessoas com pré-diabetes representa uma oportunidade perdida contínua.
 
Na Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde de 2016-2017 com 50 912 adultos, apenas 5% diagnosticados com pré-diabetes relataram encaminhamento para um programa de prevenção de diabetes ou programa de perda de peso; destes, 40% relataram participação.
 
O aumento da escala das intervenções de estilo de vida multicomponente em andamento, que agora incluem mais de 550 000 indivíduos em 1961 programas ao longo de 9 anos nos EUA e mais de 400 000 em 5 anos no Reino Unido, mostraram incentivo à frequência ao programa e à perda de peso quando ocorre o encaminhamento e os programas estão disponíveis.
 
No entanto, a inscrição nos EUA representa menos de 1% da população elegível dos EUA, já que a disponibilidade, o reembolso e o engajamento apresentam desafios para sucesso a longo prazo.
 
Superar uma lacuna tão grande exige novas ideias, novas ciências e talvez novas estruturas.
 
O conceito de pré-diabetes tem sido frequentemente recebido com ceticismo porque a definição adotada pela USPSTF e pela American Diabetes Association de pré-diabetes (nível plasmático de jejum >100 mg/dL [5,55 mmol/L] ou concentração de hemoglobina A1c >5,7%) captura um grande grupo de risco heterogêneo; vai além das definições de risco usadas nos ensaios clínicos randomizados mais influentes, o que exigiu um resultado anormal do teste oral de tolerância à glicose para ser elegível.
 
Embora as intervenções de estilo de vida multicomponentes sejam benéficas para o controle glicêmico e controle cardiovascular dos fatores de risco cardiovascular em todo o espectro de risco, elas são mais custo-efetivas entre os grupos com os mais altos níveis e risco glicêmico.
 
A metformina tem se mostrado econômico e mais eficaz para pré-diabetes entre pacientes mais jovens, com níveis mais altos de obesidade e histórico de diabetes gestacional, mas esse medicamento permanece raramente prescrito para essa indicação.
 
Assim, o desenvolvimento de uma estrutura mais ampla para prevenção do diabetes que combine níveis de risco com diversas intervenções baseadas em evidências para atender indivíduos em diferentes níveis de risco e que forneça prevenção mais personalizada ou metformina pode aumentar o engajamento e a absorção.
 
Tal quadro pode, em última análise, complementar as políticas de base populacional necessárias para mudar o risco em nível populacional.
 
As recomendações do USPSTF para agir precocemente e identificar e prevenir o diabetes podem ter seu maior valor se puderem alcançar adultos jovens e vulneráveis por meio de uma gama mais diversificada de opções eficazes de prevenção.
 
Para indivíduos identificados com diabetes recentemente diagnosticado, abordar barreiras e acelerar o acesso ao gerenciamento de fatores de risco é a via mais clara para prevenir complicações.
 
No entanto, a maior transformação nos resultados relacionados ao diabetes pode ser alcançada se o problema for visto de uma perspectiva de longo prazo, pela qual o sucesso é medido ao longo do processo e não no início ou no final.
 
“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.