segunda-feira, 16 de agosto de 2021

A partir de qual idade devemos começar a nos preocupar com o colesterol?

 Você já se perguntou a partir de qual idade é ideal começar a se atentar para o controle do colesterol? A maioria das pessoas acredita que colesterol alto é uma comorbidade exclusiva de pessoas mais velhas ou com obesidade. Mas isso é mito. Qualquer pessoa em qualquer idade, dependendo dos fatores, pode ter colesterol alto.

Conforme pesquisas, a a partir dos 25 anos já deve-se se atentar a um maior controle desse índice. Pois, se a pessoa possui nessa idade, já é possível prever se ela terá um risco aumentado de desenvolver problemas cardiovasculares futuramente.

Quando começar os exames de controle do colesterol

Isso que dizer que a medição do colesterol deve começar aos 25?

Não necessariamente. Quem tem histórico familiar de doenças relacionadas deve fazer a dosagem já desde os primeiros anos de vida.

Se durante a adolescência e juventude a pessoa desenvolver algum fator de risco (como obesidade, por exemplo) ela também deve iniciar o monitoramento do colesterol.

Já se a pessoa não tiver nenhum fator de risco, ou histórico familiar, ela pode iniciar a dosagem a partir dos 35 anos.

A recomendação para começar a prestar mais atenção no colesterol diz mais respeito às formas de evitar que ele fique muito alto. É importante começar a se atentar mais para o consumo de gordura e diminuir se necessário. Exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e vigilância de fatores de risco como obesidade e outros também é essencial. Assim, é possível tratar o problema de forma precoce, evitando que colesterol aumente muito e evolua para um quadro de aterosclerose.

Idade é fator de risco para colesterol alto?

Apesar de pessoas de qualquer idade poderem ter colesterol alto, a idade é sim um fator de risco para essa comorbidade, pois, conforme o corpo envelhece, o metabolismo também se torna mais lento e outras doenças podem surgir, com isso, o risco do colesterol no sangue aumentar é maior.
Por esse motivo, começar a medi-lo na idade certa e adotar medidas de prevenção e hábitos saudáveis o quanto antes é importante

Exame que avalia os índices de colesterol

A avaliação dos níveis de colesterol geralmente está incluída dentro do exame de perfil lipídico, o lipidograma. O lipidograma é um exame laboratorial que tem por objetivo fazer uma avaliação completa dos níveis do paciente, incluindo:
O HDL (colesterol “bom”)
O LDL (colesterol “ruim”)
O VLDL ( colesterol responsável pelo transporte dos triglicerídeos)
Colesterol total, que é a soma desses três primeiros.

O lipidograma deve ser indicado pelo médico.

Níveis ideais de colesterol

Os níveis ideais de LDL (que é considerado o “ruim”) variam conforme a idade, o ideal é que eles estejam:
  1. Em crianças e jovens de 2 a 19 anos, menores que 100 mg/dl.
  2. A partir dos 20 anos de idade, menor que 130 mg/dl. Esses valores também valem para idosos acima de 60 anos.
Autor:
Dr. Leônidas Silveira - Médico Nutrólogo e Endocrinologista

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.