sábado, 12 de junho de 2021

Qual é o melhor exercício para você? Os gêmeos podem fornecer uma resposta.

Quase todo mundo responde ao programa de exercícios certo, mas o programa certo não depende da genética.

Se você começar a se exercitar e não parece estar ganhando tanta resistência ou força quanto esperava, pode querer mudar sua rotina, de acordo com um novo estudo fascinante de respondedores e não respondedores ao exercício.

O estudo, que envolveu gêmeos, mostra que quase todas as pessoas respondem ao programa de exercícios certo, mas o programa de exercícios certo pode variar de pessoa para pessoa. As descobertas também indicam que a genética pode desempenhar um papel menor do que imaginamos em como nossos corpos respondem aos exercícios.

A ideia de que o físico das pessoas reage de maneira diferente ao mesmo exercício pode parecer implausível, à primeira vista. A maioria de nós provavelmente espera que, quando começarmos um novo regime de caminhada, corrida ou musculação com amigos ou outros parceiros de treinamento, todos iremos progredir igualmente e obter benefícios físicos comparáveis.

Mas pesquisas recentes indicam que nossas respostas físicas podem ser surpreendentemente idiossincráticas. Depois de alguns meses de corrida, uma pessoa pode ganhar uma aptidão aeróbica considerável, enquanto a resistência de outra dificilmente se move. O mesmo vale para o treinamento com pesos, em que algumas pessoas desenvolvem muito mais força do que outras, mesmo que levantem a mesma quantidade de peso.

Poucos estudos, porém, investigaram se as respostas das pessoas são monolíticas - ou seja, alguém que mal responde a um tipo de exercício ganhará pouco com outros tipos de esforço - ou flexíveis, de modo que a troca de rotinas deve aumentar a resposta.

O impacto da genética também tem sido incerto. Em alguns estudos anteriores, a resposta ao exercício parecia ocorrer nas famílias, com pais e irmãos compartilhando ganhos fisiológicos semelhantes ou secas, uma descoberta potencialmente desanimadora para qualquer pessoa cuja história familiar sugira baixa resposta. Mas esses estudos tendem a ser epidemiológicos, não experimentais;  eles perguntaram sobre os históricos de exercícios das pessoas, mas não pediram que as pessoas realmente se exercitassem enquanto rastreavam se e como sua genética familiar afetava as respostas.

Portanto, para o novo estudo, que foi publicado em junho no Journal of Physiology, pesquisadores da University of Western Australia em Perth e da University of Melbourne decidiram estudar a variabilidade e a genética da resposta ao exercício pedindo a pares de gêmeos para exercitarem juntos.

Os gêmeos podem ser úteis para a ciência (revelação completa: eu sou um gêmeo), uma vez que pares idênticos compartilham 100 por cento de seu DNA, enquanto gêmeos fraternos compartilham cerca de 50 por cento, como qualquer irmão. Se os gêmeos tentam algo novo e os pares idênticos reagem quase de forma idêntica e os pares fraternos não, então a intervenção tem um forte componente genético. Se, por outro lado, as reações de todos são misturadas, com alguns gêmeos, idênticos ou não, respondendo mais ou menos do que outros, então a genética é menos fundamental para essas respostas do que fatores de estilo de vida, como dieta das pessoas, educação, peso, estados mentais e assim por diante.

Agora, os pesquisadores recrutaram 42 pares de gêmeos jovens, saudáveis ​​e sedentários em Perth, 30 dos pares idênticos e 12 fraternos. (Vários dos pares acreditavam que eram fraternos, mas o teste genético no início do estudo revelou que eles, na verdade, eram idênticos, para surpresa de todos.) Alguns participantes eram homens, alguns mulheres. Os cientistas mediram a resistência atual dos gêmeos e a força das pernas e os orientaram a começar a se exercitar.

Cada um dos pares de gêmeos exercitou juntos por dois períodos de três meses. Durante um deles, eles correram ou pedalaram por uma hora, três vezes por semana.  Na outra, levantaram peso três vezes por semana, também por cerca de uma hora. No final de cada sessão de três meses, os gêmeos voltaram ao laboratório e os pesquisadores verificaram suas capacidades aeróbicas e força muscular. Em seguida, eles compararam como as pernas e os pulmões de vários gêmeos mudaram durante esses esforços.

Os resultados foram reveladores. A maioria dos 84 participantes aumentou sua resistência durante os três meses de corrida e ciclismo, mas não todos. Da mesma forma, a força das pernas aumentou na maioria dos gêmeos depois de três meses na academia, mas permaneceu relativamente fraca em alguns.
Quase ninguém, no entanto, respondeu mal tanto ao treinamento de resistência quanto de força. Em outras palavras, os voluntários que ganharam pouco rendimento com a corrida aumentaram substancialmente sua força após o levantamento e vice-versa.

“Havia muito poucos não respondedores recalcitrantes”, diz Daniel Green, professor de ciência do exercício na University of Western Australia, que conduziu o novo estudo com seus alunos de doutorado Channa Marsh e Hannah Thomas e outros. “Quase todos aqueles que falharam em responder a uma forma de treinamento foram capazes de obter benefícios mudando para a outra.”

Curiosamente, os benefícios obtidos podem ser amplos. Em alguns casos, as pessoas que não responderam aos exercícios aeróbicos aumentaram a resistência quando passaram a fazer o treinamento com pesos, embora o levantamento tenha como alvo principalmente os músculos.

Ao mesmo tempo, havia pouca evidência de que os genes moldavam os resultados das pessoas, uma vez que as respostas dos gêmeos variavam muito, mesmo entre pares idênticos.

O resultado desses dados é que não devemos desanimar se a corrida ou levantamento prolongado não produzir os resultados que esperamos. Podemos, nesse caso, querer remexer em abordagens diferentes. “Existe uma estratégia de exercícios ideal para todos”, diz o Dr. Green, “mas ela difere entre as pessoas” e não será determinada ou limitada apenas pelo seu DNA.

Claro, este estudo foi de curto prazo e limitado a dois tipos de exercícios.  Não variou a intensidade ou duração dos treinos. E não pode nos dizer quais fatores mais influenciam nossas respostas, se a genética não o fizer. É dieta, mentalidade, idade ou outra coisa?

O Dr. Green e seus associados esperam examinar algumas dessas questões em futuros estudos com gêmeos. Mas, por enquanto, ele diz, sabemos que “nem todos reagem aos exercícios da mesma maneira.  Mas há algo lá fora que irá beneficiar quase todos.”

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.