domingo, 25 de abril de 2021

A decadência da medicina

Ouço diariamente nos grupos médicos que faço parte, sobre a decadência da medicina e tenho que concordar, a medicina segue um caminho de decadência. 

De quem seria a culpa? Dos próprios médicos ?

Acredito que a decadência começa, quando o médico deixa de enxergar a real função da arte de ser médico. A grosso modo, o objetivo principal da medicina é solucionar o "problema" do paciente. Mas parece que uma parcela dos médicos compreendem que o objetivo seja: enriquecer, ganhar dinheiro. Não que ganhar dinheiro seja errado, pelo contrário, todo mundo deve receber uma remuneração justa pelo trabalho que desempenha. Porém, quando o lucro se sobrepõem à real missão do médico, as coisas começam a desandar.

Desandam e é isso que vemos na atualidade. Médicos se expondo (de forma indecorosa muitas vezes) em redes sociais com objetivo de angariar pacientes, ou clientes como queiram chamar. 

Pra mim, a medicina é uma profissão, uma arte e jamais o lucro deve-se sobrepor à real missão do médico que é sanar o que incomoda o paciente. Aprendi isso com o melhor médico que já conheci (meu pai, um reumatologista muito humano, ético e competente). Por isso sempre friso que acho importante o médico dar a sua contribuição social. Há quem discorde, mas acho que estamos aqui para auxiliar e não somente para lucrar. 

Sofreria muito se eu não pudesse auxiliar quem não pode pagar minha consulta no consultório particular. Por isso atendo no ambulatório de Nutrologia no SUS. Pretendo continuar assim até o fim da minha vida. É isso que me motiva, é isso que me move, é isso que me faz feliz e é isso que me faz deitar com consciência tranquila de que estou cumprindo meu dever como ser humano que pratica a arte da medicina. 

Talvez precisamos adentrar ainda mais o fundo do poço, para que uma boa parcela dos médicos enxerguem a sua real missão. Para os reais médicos nunca haverá decadência, pois existe consciência. 

1 comentários:

Anônimo disse...

EU ESTAVA PESQUISANDO A RESPEITO DESSE ASSUNTO E TIVE A FELICIDDE DE ENCONTRAR SUAS PALAVRAS. VOU POSTAR EM NOSSO BLOG. ABRAÇOS

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.