sábado, 19 de dezembro de 2020

Para emagrecer: planeje pelo menos 300 minutos de exercícios por semana

Homens e mulheres com sobrepeso que se exercitaram seis dias por semana perderam peso; aqueles que exercitavam duas vezes por semana, não.

O exercício pode nos ajudar a perder peso? Um novo estudo interessante envolvendo homens e mulheres com sobrepeso descobriu que malhar pode nos ajudar a perder peso, em parte remodelando os hormônios do apetite.  Mas, para nos beneficiarmos, sugere o estudo, provavelmente precisamos nos exercitar muito - queimando pelo menos 3.000 calorias por semana. No estudo, isso significava exercitar seis dias por semana por até uma hora, ou cerca de 300 minutos por semana.

A relação entre malhar e nossas cinturas é famosa. O processo parece ser simples: fazemos exercícios, gastamos calorias e, se a vida e o metabolismo fossem justos, desenvolvemos um déficit de energia. Nesse ponto, começaríamos a usar a gordura armazenada para alimentar as operações contínuas de nossos corpos, deixando-nos mais magros.

Mas nossos corpos nem sempre cooperam. Preparados pela evolução para manter os estoques de energia em caso de fome, nossos corpos tendem a minar nossas tentativas de perder peso.  Comece a malhar e seu apetite aumenta, assim você consome mais calorias, compensando as perdas.

O resultado, de acordo com muitos estudos anteriores sobre exercícios e perda de peso, é que a maioria das pessoas que inicia um novo programa de exercícios sem monitorar estritamente o que comem não perde tanto peso quanto esperam - e algumas ganham quilos.

Mas Kyle Flack, professor assistente de nutrição da Universidade de Kentucky, começou a se perguntar há alguns anos se esse resultado era inevitável. Talvez, ele especulou, houvesse um teto para as compensações calóricas das pessoas após o exercício, o que significa que, se aumentassem suas horas de exercícios, compensariam por menos calorias perdidas e perderiam peso.

Para um estudo publicado em 2018, ele e seus colegas exploraram essa ideia, pedindo a homens e mulheres sedentários e com excesso de peso que comecem a se exercitar o suficiente para queimar 1.500 ou 3.000 calorias por semana durante os treinos. Depois de três meses, os pesquisadores verificaram a perda de peso de todos, se houvesse, e usaram cálculos metabólicos para determinar quantas calorias os voluntários haviam consumido em compensação por seus esforços.

O total, descobriu-se, era uma média de cerca de 1.000 calorias por semana de alimentação compensatória, não importa o quanto as pessoas tivessem treinado.  Por essa matemática, os homens e mulheres que queimaram 1.500 calorias por semana com exercícios haviam recuperado quase 500 calorias por semana de seus gastos, enquanto aqueles que queimavam 3.000 calorias com exercícios acabaram com um déficit líquido semanal de cerca de 2.000 calorias. (A taxa metabólica geral de ninguém mudou muito.)

Não é novidade que o grupo que faz mais exercícios emagrece;  os outros não.

Mas esse estudo deixou muitas perguntas sem resposta, sentiu o Dr. Flack.  Os participantes realizaram exercícios supervisionados semelhantes, caminhando moderadamente por 30 ou 60 minutos, cinco vezes por semana.  Os comprimentos ou frequências variadas de exercícios seriam importantes para a compensação calórica das pessoas?  E o que estava levando as pessoas a comer? As diferentes quantidades de exercícios afetaram os hormônios do apetite das pessoas de forma diferente?

Para descobrir, ele e seus colegas decidiram repetir grande parte da experiência anterior, mas desta vez com novos programas de exercícios.  Então, para o novo estudo, que foi publicado em novembro na Medicine & Science in Sports & Exercise, eles reuniram outro grupo de 44 homens e mulheres sedentários e acima do peso, verificaram suas composições corporais e pediram a metade deles para começar a se exercitar duas vezes por semana, por pelo menos 90 minutos, até queimar cerca de 750 calorias por sessão, ou 1.500 durante a semana. Eles podiam se exercitar da maneira que desejassem - muitos optaram por caminhar, mas alguns escolheram outras atividades - e usaram um monitor de frequência cardíaca para monitorar seus esforços.

O restante dos voluntários começou a se exercitar seis vezes por semana por cerca de 40 a 60 minutos, queimando cerca de 500 calorias por sessão, para um total semanal de cerca de 3.000 por semana. Os pesquisadores também coletaram sangue para verificar os níveis de certos hormônios que podem afetar o apetite das pessoas.

Após 12 semanas, todos voltaram ao laboratório, onde os pesquisadores reconfiguraram as composições corporais, repetiram as coletas de sangue e começaram a calcular as compensações.

E, novamente, eles encontraram um limite compensatório de cerca de 1.000 calorias. Como consequência, apenas os homens e mulheres do grupo que mais se exercitou - seis dias por semana, para um total de 3.000 calorias - perderam muito peso, perdendo cerca de dois quilos de gordura corporal.

Curiosamente, os pesquisadores descobriram uma diferença inesperada entre os grupos. Aqueles que queimam cerca de 3.000 calorias por semana mostraram mudanças agora nos níveis de leptina em seus corpos, um hormônio do apetite que pode reduzir o apetite.  Essas alterações sugeriram que o exercício aumentou a sensibilidade dos praticantes ao hormônio, permitindo-lhes regular melhor o desejo de comer.  Não houve mudanças hormonais comparáveis ​​em homens e mulheres que malharam menos.

Em essência, diz Flack, o novo experimento “reforça a descoberta anterior” de que a maioria de nós comerá mais se fizer exercícios, mas apenas até o ponto de inflexão de 1.000 calorias por semana. Se de alguma forma conseguirmos queimar mais do que essa quantidade com exercícios, provavelmente podemos perder peso.

Mas, é claro, queimar milhares de calorias por semana com exercícios é assustador, diz Flack. Além disso, este estudo durou apenas alguns meses e não pode nos dizer se mudanças posteriores em nossos apetites ou metabolismo aumentariam ou reduziriam qualquer declínio subsequente de gordura.

Ainda assim, para aqueles de nós que esperam que o exercício possa nos ajudar a cortar nossa cintura durante as próximas férias, quanto mais pudermos nos mover, ao que parece, melhor.

“Compartilhar é se importar”

Instagram:@dr.albertodiasfilho

EndoNews: Lifelong Learning

Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.