sábado, 9 de maio de 2020

Covid-19 – A epidemia também pode se espalhar pelos resíduos sólidos?

Esse artigo discute a possibilidade de transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2 a partir resíduos infectados produzidos por indivíduos em tratamento domiciliar. 

A Organização Mundial da Saúde propôs uma diretriz para controlar a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2 causador da COVID-19. 

No entanto, esse trabalho discute a necessidade de maior atenção para o gerenciamento de resíduos fora dos estabelecimentos de saúde, levando em consideração fatores como a resistência do vírus fora dos organismos hospedeiros demonstradas por diferentes autores.

Diferenças nos sistemas de gerenciamento de resíduos e condições climáticas em cada região também podem afetar a permanência do vírus nos ambientes.

Os pacientes infectados pelo coronavírus humano em tratamento em casa geram resíduos infectados, possivelmente descartados como lixo doméstico, o que pode representar riscos para os trabalhadores e o meio ambiente, dependendo das condições de transporte e descarte dos resíduos. 

Em particular, a disseminação do coronavírus pode ser aumentada pelo gerenciamento inadequado de resíduos, destacando más condições de manuseio associadas ao uso inadequado de equipamentos de proteção individual e outras condições desfavoráveis apresentadas principalmente nos países em desenvolvimento.

Can the human coronavirus epidemic also spread through solid waste?
Marcos Paulo Gomes Mol, Sérgio Caldas
First Published April 17, 2020 Letter – Waste Management and Research
https://doi.org/10.1177/0734242X20918312

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.