quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Consistência é mais importante que perfeição

Começo de ano o consultório lota de pacientes querendo mudar de vida. A grande maioria tem empolgação pra dar e vender, transbordam força de vontade até antes da páscoa. 

Entretanto, a maioria perde o ritmo e acabam fraquejando. 

Fraquejar em mudanças de hábitos é normal, aceitável. Não é crime e nem sinal de fraqueza. E em partes, um dos principais fatores que atrapalham esse engajamento, talvez seja a busca por uma perfeição.

Quando se trata de mudança de hábitos, a Constância é muito mais importante que a perfeição. 

Melhor um "feito" que um perfeito. 

Final do ano o Dr. Bruno Halpern, um endocrinologista que admiro muito, postou as seguintes palavras na sua página do facebook.


Termino meus atendimentos no consultório em 2019 com mais uma reflexão a respeito do final de ano e desejando a todos um excelente final de ano. 

👉Falei em outra postagem que “todo ano tem final de ano” e não podemos deixar que esse período arruíne nossos esforços do resto do ano. Porém é necessário também entender que comemorações são algo positivo e pequenas escapadas, sem perder totalmente o controle, não podem ser fonte de arrependimento. 

👉Recebi muitos pacientes que se frustram com essas escapadas nessa época do ano com perdas de peso “menores do que queriam”, como se precisássemos ser sempre perfeitos, ou que não pudéssemos aproveitar festas e confraternizações! 

👉Num bom programa de perda de peso, muito mais importante do que nunca sair da linha é seguir uma direção: há pessoas que querem fazer tudo perfeito e logo se cansam e largam tudo. Mais importante é se permitir algumas saídas e excessos, mas manter um ritmo. Melhor sempre perder de forma consistente, consulta após consulta, que perder muito de início e logo desacelerar pois perdeu o pique. 

👉Porém, não vejam essa postagem como uma “carta branca”, apenas como um ajuste de expectativas: lembrem que a maioria das pessoas ganha bastante peso essa época do ano (e tem dificuldade de perder depois) e, portanto manter o peso já é um excelente resultado

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.