quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ar condicionado e obesidade - Causas não-óbvias - Por Dr. Bruno Halpern


Nesse calorão dos últimos dias, em que não conseguimos ficar longe de um ar-condicionado, me lembrei de um artigo que citava causas não óbvias do aumento da obesidade no mundo, e uma dessas causas seria o uso de ar-condicionado.

👉Como o ar-condicionado poderia “engordar”? Na verdade existem evidências que ficarmos em ambientes com pouca variação de temperatura possa reduzir nosso gasto energético, visto que não precisamos nos ajustar nosso corpo às diferentes temperaturas. Porém, o ponto principal que se discute é que o calor reduz bastante o apetite, e aí ficarmos em temperaturas confortáveis tendemos a comer mais. Um recente estudo comprovou essa teoria ao mostrar que pessoas ao redor dos 26-27graus comiam 357 kcal a menos que pessoas a 19-20 graus.
👉Por outro lado, ficar em ambientes mais frios, principalmente ao dormir, poderia também ativar nosso tecido adiposo marrom e aumentar o gasto energético, mas o grande problema é q o frio aumenta o apetite!
👉Claro que essa influência, individualmente pode ser pequena, mas é mais uma prova que o aumento da obesidade no mundo tem várias causas complexas, algumas mais importantes que outras, e o que o ambiente engordativo vai muito além do excesso de oferta de comida e redução do exercício, mas passa também pelo nosso conforto térmico!

Ref: Richardson, et al. Effects of indoor thermal environment on human food intake... Obesity 2018; Keith, et al. Putative contributors to the secular obesity epidemics:exploring the road less travelled. Int J Obes 2006

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.