terça-feira, 21 de maio de 2019

Manutenção do peso perdido por Dr. Bruno Halpern


Sempre que discuto manutenção de peso com meus pacientes, tento fazer uma analogia com subir uma escada rolante ao contrário. Para se manter parado na mesma altura, é preciso fazer esforços contínuos.

Ou seja, não é porque você chegou num peso adequado, que o tratamento acabou. O nosso hipotálamo, que é o centro da fome e do controle energético, fará o possível para nos levar de novo ao peso inicial, aumentado o apetite e reduzindo o gasto energético.

Algumas pesquisas sugerem que a cada quilo que perdemos, aumentamos nosso apetite em 100 kcal e reduzimos o gasto energético em 30 kcal.

Ou seja, não é fácil. Ao entender que o tratamento é crônico, aumenta-se a chance de sucesso a longo prazo. Por isso é importante sempre discutir para o paciente que o tratamento não acaba quando você atinge o peso perdido.

Há estratégias que podem ajudar (exemplo: muito exercício, vigilância com pesagens frequentes, entre outras).

Não falo isso para desanimar, mas inclusive pra pacientes que já tiveram efeito sanfona no passado entendam que a recuperação de peso é um processo fisiológico e não uma “falta de força de vontade” ou um desleixo com a saúde!

Ref: Polidori, er al. How strongly does appetite counter weight loss? Obesity 2016 #obesidadeeutratocomrespeito #obesidadedoençacronica #manutencaodepeso #obesidade #emagrecer #dietas #efeitosanfona

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.