domingo, 7 de abril de 2019

Até mesmo uma bebida alcoólica por dia pode aumentar o risco de derrame, diz estudo

Beber um ou dois drinks de bebida alcoólica por dia pode aumentar as chances de ter um derrame, de acordo com um novo estudo genético publicado na quinta-feira.

Contradizendo alegações anteriores de que o consumo moderado poderia prevenir derrames e outras doenças e condições , este novo estudo publicado na revista The Lancet relaciona mesmo os níveis baixos de consumo de álcool com o aumento da pressão arterial que pode levar a derrames.

O estudo vem depois que as pesquisas publicadas no ano passado concluíram que não há níveis saudáveis ​​de consumo de bebida alcoólica.

No novo estudo, os pesquisadores descobriram que um a dois drinques por dia aumentaram o risco de AVC em 10% a 15% e que quatro drinques por dia aumentaram o risco de ter um AVC em 35%. Um drink foi definida como um copo pequeno de vinho, uma garrafa de cerveja ou uma única medida de bebida alcoólica.

“Não há efeitos protetores da ingestão moderada de álcool contra o derrame. Mesmo o consumo moderado de álcool aumenta as chances de um derrame”, disse o co-autor do estudo, Zhengming Chen, do Departamento de Saúde Populacional de Nuffield, da Universidade de Oxford. “As descobertas para ataque cardíaco foram menos claras, então planejamos coletar mais evidências.”

Os pesquisadores, da Universidade de Pequim, da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Universidade de Oxford, dizem que descobriram o impacto do álcool no derrame ao seguir 500 mil chineses por 10 anos.

Nas populações da Ásia Oriental, dizem os pesquisadores, existem variantes genéticas comuns que reduzem grandemente a tolerância ao álcool, porque causam uma reação extremamente desagradável de flushing após o consumo de álcool. Embora essas variantes genéticas reduzam bastante a quantidade de pessoas que bebem, elas não estão relacionadas a outros fatores relacionados ao estilo de vida, como o tabagismo.

Outros cientistas geralmente concordaram com as descobertas do estudo, mas alguns apontaram possíveis deficiências.

“Este estudo usa uma nova abordagem genética para tentar determinar o efeito do consumo de álcool no risco de doença cardiovascular”, disse Tim Chico, professor de medicina cardiovascular da Universidade de Sheffield.

“Embora tenha sido sugerido anteriormente a ingestão moderada de álcool pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral ou doença cardíaca, este novo estudo acrescenta evidências recentes de que não encontra efeito protetor, mesmo em níveis baixos de ingestão”, acrescentou.

“Infelizmente, a esperança de que o álcool de alguma forma protege contra doenças cardiovasculares é provavelmente infundada”.

David Spiegelhalter, professor de compreensão de risco para o público na Universidade de Cambridge, disse que o estudo lhe deu dúvidas sobre suas teorias anteriores. “Eu sempre estive razoavelmente convencido de que o consumo moderado de álcool era protetor para doenças cardiovasculares, mas agora estou tendo minhas dúvidas”, disse ele.

O Dr. Stephen Burgess, da Universidade de Cambridge, destacou as limitações do estudo, dizendo que ele examinava apenas uma população chinesa e se concentrava em bebidas de dose e não em vinho. Mas ele admitiu ter sugerido que “não há benefício cardiovascular de beber leve e que o risco de derrame aumenta mesmo com o consumo moderado de álcool leve”.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.