terça-feira, 26 de março de 2019

Caminhada matinal e interrupção do tempo sentado podem reduzir a pressão arterial por horas

Adultos de meia-idade e idosos com excesso de peso ou obesidade podem melhorar a própria pressão arterial (PA) e, consequentemente, a saúde cardiovascular, fazendo apenas uma caminhada vigorosa de meia hora pela manhã, porque o benefício é mantido por várias horas, sugere um pequeno estudo.

E, além da caminhada matinal, interrupções regulares do tempo sentado (isto é, intervalos de três minutos de caminhada moderada a cada meia hora) resultou em pressão arterial sistólica média ainda mais baixa durante as oito horas do teste – apenas nas mulheres.

O estudo com 67 adultos sedentários de 55 a 80 anos de idade foi publicado on-line em 20 de fevereiro no periódico Hypertension .

"Tradicionalmente, os efeitos na saúde do exercício e do sedentarismo foram estudados separadamente", disse o primeiro autor do estudo, Michael Wheeler, doutorando da University of Western Australia, em Perth, que trabalha no Baker Heart and Diabetes Institute, em Melbourne, em um comunicado da American Heart Association (AHA).

"Realizamos este estudo porque queríamos saber se existe um efeito combinado desses comportamentos na pressão arterial."

"Combinar o exercício com intervalos regulares no tempo sentado pode ser mais benéfico para reduzir a pressão arterial nas mulheres do que nos homens", escreveram os pesquisadores.

"Embora estudos de longo prazo sejam necessários para corroborar nossos resultados", concluíram, "esta linha de evidência pode embasar discussões clínicas e de saúde pública em torno de estratégias personalizadas para otimizar os alvos da PA em idosos com risco aumentado de doença cardiovascular".

Convidada a comentar, a porta-voz da AHA, Dra. Gina Price Lundberg, médica, diretora clínica do Emory Women's Heart Center e professora associada da Emory University School of Medicine, em Atlanta, alertou que este era um estudo muito pequeno, feito em condições muito controladas, com refeições padronizadas e caminhada em esteira em uma velocidade fixa.

No entanto, "eu acho que é mais um estudo que prova que o exercício é muito importante", disse ao Medscape.

"A maioria dos infartos ocorre em mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 50 anos", observou a Dra. Gina, "e é um grupo importante para se reduzir o risco". Dar uma caminhada todas as manhãs e depois fazer pausas no tempo sentado é "tão simples".

Não é necessário usar uma esteira, ela acrescentou. "Você pode se exercitar em casa, fora de casa, em qualquer lugar, simplesmente caminhe".

Alguns pacientes buscam soluções rápidas, dietas especiais ou novos medicamentos, acrescentou a Dra. Gina, mas este estudo reforça "a importância do exercício feito de maneira consistente, ainda que pouco, para a saúde geral".

Três situações

Não se sabe se a redução aguda da PA, causada pelo exercício, é atenuada por ficar muito tempo sentado ou intensificada por interrupções subsequentes no tempo sentado, escreveram Michael e colaboradores.

Para esta pesquisa, eles avaliaram dados de um estudo projetado para medir o desempenho cognitivo de pacientes de meia-idade ou idosos com sobrepeso ou obesos.

O estudo recrutou 67 pacientes sedentários (incluindo 35 mulheres) com média de idade de 67 anos e índice de massa corporal (IMC) médio de 31 kg/m².

Os pacientes tinham pressão arterial sistólica média de 125 mmHg e pressão diastólica média de 74 mmHg e 37% tinham hipertensão, definida como PA sistólica de pelo menos 130 mmHg ou PA diastólica de pelo menos 80 mmHg, de acordo com as diretrizes norte-americanas mais recentes.

Os participantes completaram três situações de atividade física de oito horas no laboratório de testes, separadas por seis dias. As três situações, começando às oito da manhã, foram:

Ficar sentado de forma ininterrupta por oito horas (condição sedentária)

Uma hora sentado, seguida de 30 minutos de caminhada na esteira com intensidade moderada, seguidos de seis horas e meia sentado

Uma hora sentado, seguida de 30 minutos de caminhada na esteira com intensidade moderada, seguidos de seis horas e meia sentado com interrupções a cada 30 minutos com caminhadas de intensidade leve na esteira por três minutos

Em cada situação, os pacientes receberam jantar na noite anterior e café da manhã e almoço padronizados no dia do teste.

No geral, quando caminharam por meia hora pela manhã e ficaram sentados, as pressões sistólicas e diastólicas médias de oito horas foram menores em 3,4 mmHg e 0,8 mmHg, respectivamente, do que na condição sedentária. E quando também interromperam o tempo sentado com breves intervalos para caminhada, suas pressões arteriais sistólica e diastólica foram menores em 5,1 mmHg e 1,1 mmHg, respectivamente, do que na condição sedentária (P < 0,05 para todos).

Uma avaliação pormenorizada mostrou que o benefício adicional da diminuição da pressão arterial sistólica foi observado apenas em mulheres.

Os pesquisadores observaram que com a farmacoterapia, uma redução de 10 mmHg na PA sistólica e uma queda de 5 mmHg na PA diastólica estão associadas a risco 22% menor de morte por doença coronariana e 41% menor de morte por acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo também mostrou que após o exercício a epinefrina aumentou nos homens, mas diminuiu nas mulheres. As razões para isso não são conhecidas.

Um estudo muito maior com 1.600 pacientes com cerca de 60 anos, publicado em agosto de 2018, observou Michael, mostrou que o exercício estava associado a mudanças positivas nos biomarcadores de proteína C-reativa, interleucina 6 e leptina, com maiores benefícios entre as mulheres.

A pesquisa foi financiada por uma doação do National Health and Medical Research Council of Australia e parcialmente apoiada pelo Victorian Government's Operational Infrastructure Support Program. Os autores informaram não ter relações financeiras relevantes.

Hypertension. Publicado on-line em 20 de fevereiro de 2019. Abstract

Fonte: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503351?src=soc_fb_190326_mscpmrk_ptpost_neuro,tho_caminhada&faf=1

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.