terça-feira, 31 de julho de 2018

Melatonina por Dr. Bruno Halpern

A melatonina, ao contrário do que muitos pensam, não é o “hormônio do sono”, mas sim a “expressão hormonal da noite”. Em todas as espécies, a melatonina é produzida à noite, seja a espécie diurna ou noturna, e sua função é sincronizar o nosso relógio biológico interno com o relógio do meio ambiente (Basta pensar que, desde o surgimento da vida, há bilhões de anos, existe algo que se repete com regularidade: um dia seguido de uma noite, e todos os organismos vivos evoluíram e se adaptaram com essa certeza. A luz elétrica, porém, com menos de dois séculos de existência, interferiu com essa biologia básica e sua presença à noite confunde nossos ritmos internos, reduzindo a secreção noturna de melatonina e desregulando nosso relógio biológico, que fica "confuso", sem saber se é dia ou noite.

Não é difícil imaginar que isso traz consequências para o organismo: vários estudos sugerem que trabalhadores noturnos tem mais risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e mesmo cânceres; mas não é preciso trabalhar à noite: somente a exposição à luz noturna já se associa a risco de ganho de peso e doenças metabólicas, segundo alguns estudos. Trago aqui três figuras simples, que me foram fornecidas pelo Dr. José Cipolla-Neto, um dos maiores pesquisadores do mundo nesse assunto, que co-orienta minha tese de doutorado, que trata indiretamente sobre isso.



As figuras apenas mostram de maneira esquemática nossa produção de melatonina diária e como a luz no início da noite atrasa sua secreção e, mais interessante, como um pouco de luz durante toda a noite (como ocorre com aparelhos de TV mesmo desligados que contém uma luz embaixo, ou relógios digitiais, etc), podem também interferir com a secreção do hormônio.

Concluo dizendo que a espécie humana é uma espécie diurna, feita para trabalhar e se alimentar preferencialmente durante o dia e descansar à noite. Ao invertermos esse ritmo, ou prolongarmos o trabalho para noite, corremos o risco de diversos problemas de saúde. Fiquem atentos! #melatonina #sono #obesidade #endocrinologia

Fonte: Facebook do Dr. Bruno Halpern - https://www.facebook.com/DrBrunoHalpern/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.