terça-feira, 31 de julho de 2018

Alimentos crus ou cozidos ?


Texto publicado no instagram pela Dra. Ana Paula Pujol


✅Sempre ouvimos falar que é melhor consumir vegetais crus🥦do que cozidos🍲.

❗Porém, alguns nutrientes são mais bem absorvidos quando o alimento é submetido ao calor. É o caso do tomate 🍅 , por exemplo. O calor 🔥faz com que o licopeno – substância que dá o tom avermelhado e tem uma potente ação antioxidante – seja mais bem absorvido pelo corpo.💁🏻‍♀

✅O betacaroteno da cenoura 🥕 também. Quando a cenoura é cozida, o carotenoide, que é excelente para pele e cabelos, é mais bem aproveitado pelo organismo.🤗

✅O espinafre🍃quando cozido reduz o teor de oxalato e taninos substâncias que interferem na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, fósforo.

✅O brócolis 🥦 quando consumido cru ou minimamente cozido concentra mais glicosinalatos que podem auxiliar na prevenção do câncer, atuar como antioxidante e auxiliar nos processos de destoxificação. Quando cozido, confere maior aproveitamento de carotenoides como luteína, zeaxantina e betacaroteno.

✅A beterraba crua tem mais nitrato, a substância que ajuda no desempenho no exercício e cozida concentra mais flavonoides.

💚Por isso, a sugestão é: varie o consumo de vegetais 🥗entre crus e cozidos! No caso na cenoura e espinafre, prefira cozimento “al dente” no vapor. O tomate é melhor que seja cozido sem casca e sem semente por no mínimo 15 minutos. Adicione um pouco de gordura como azeite de oliva. O preparo do brócolis está descrito em um post anterior #preparodobrócolis.


‼️Lembre-se de preferir vegetais da época, de produtores locais e sempre que possível, orgânicos!💚

Fontes: 

  • J. Agric. Food Chem., 2002, 50 (10), pp 3010–3014
  • J. Agric. Food Chem. , 2008 , 56 (1), pp. 139–147
  • J. Agric. Food Chem. , 2000 , 48 (4), pp 1315–1321
  • Pol. J. Food Nutr. Sci. 2003, Vol. 12/53, SI 1, pp. 170–174
  • Food Science and Biotechnology, v. 25, n. 1, p. 79-84, 2016.
  • Nigerian Journal of Basic and Applied Sciences, v. 24, n. 1, p. 35-40, 2016.
  • Journal of Culinary Science & Technology, v. 14, n. 1, p. 1-12, 2016
  • Food chemistry , v. 197, p. 466-473, 2016.

1 comentários:

dannah5 disse...

Muito legal, não fazia idéia que havia tanta alteração na qualidade nutricional dependendo de como eles são ingeridos. Bom saber disso, me sinto menos mal por não gostar de alguns crus hehe

Eu encontrei seu blog quando estava pesquisando sobre um assunto que me interessa e gostaria de perguntar, existe alguma evidencia sobre as antigas cirurgias bariatricas que desviavam boa parte do intestino tornar a pessoa celiaca ou pelo menos intolerante ao gluten devido a mudança intestinal de absorção?

Não se tem muita informação sobre efeitos colaterais da cirurgia exceto a desnutrição mas não necessariamente significa que não afeta. Eu acabei descobrindo por experiencia propria que a cirurgia ocasiona CIUR em bebês se a gente faz a dieta normalmente sugerida a gestantes mas na epoca que engravidei ninguém sabia disso nem os obstetras, foi dureza contornar, tive que fazer experiencia comigo mesma. Enfim, não tem tanto estudo a respeito pra confirmar nada mas é bem complicado lidar com alguns efeitos colaterais da cirurgia.

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.