terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Idosos sedentários envelhecem mais rápido do que os fisicamente ativos

Pessoas idosas que passam a maior parte do tempo sentadas envelhecem significativamente mais rápido do que suas contemporâneas ainda ativas. O estudo foi realizado pelo grupo de voluntários Age UK, do Reino Unido.

Um estudo realizado com 1.500 aposentados comparou os corpos de um grupo de sedentários que se mantinham sentados até dez horas por dia, e outro de pessoas que faziam atividade física moderada por até 40 minutos. Os sedentários pareciam até oito anos mais velhos do que os ativos.

Os sedentários teriam mais curtos telômeros — as minúsculas tampas encontradas nas extremidades da cadeia do DNA, que protegem os cromossomos e estão associados ao envelhecimento. O grupo recomenda que as pessoas se levantem a cada 20 minutos e andem, em cada vez, pelo menos três minutos.

— As células envelhecem mais rápido com um estilo de vida sedentário — explica o autor chefe da pesquisa, Aladdin Sahdyab, publicada na revista “American Journal of Epidemiology”. — A idade cronológica nem sempre combina com a biológica. As discussões sobre o benefício dos exercícios deveriam começar quando ainda somos novos e devem continuar até atingirmos a terceira idade, mesmo quando temos 80 anos.

À medida que as células envelhecem, seus telômeros naturalmente encurtam e se fragmentam, mas os fatores de saúde e estilo de vida, como a obesidade e o tabagismo, podem acelerar este processo. A redução do tamanho dos telômeros também está associada a doenças cardiovasculares, diabetes e diversos tipos de câncer. Pesquisas anteriores já haviam indicado que permanecer um longo tempo sentado pode ser especialmente danoso às mulheres.

Agora, o grupo da Age UK mostrou que as pessoas que ficam sentadas por até seis horas diárias são 10 vezes mais sujeitas a desenvolver doenças, comparadas àquelas que mantiveram-se sentadas por menos de três horas.

É hora de terminar nosso caso de amor com a cadeira e fazer as pessoas se mexerem novamente alerta Stephen Ward, diretor-executivo da UK Active. — Nunca é tarde demais para fazermos pequenas atividade em casa, como carregar mantimentos e subir mais escadas. Isso pode desempenhar um papel enorme em nossa saúde e independência.

Fonte:  http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/idosos-sedentarios-envelhecem-mais-rapido-do-que-os-fisicamente-ativos-20795577#ixzz4WhjU0f4q

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.