sábado, 5 de novembro de 2016

Intolerância à frutose



Frutose é um carboidrato (açúcar) simples, ou seja, um monossacarídeo presente na nossa dieta. Quando a frutose é absorvida de forma incompleta pelo intestino, ela pode fazer um efeito osmótico e também ser fermentada pela microbiota intestinal, resultando na formação de substâncias químicas e gases, causando sintomas. A atividade da proteína de transporte que determina a absorção de frutose, tal como a GLUT5, é geneticamente determinada e pode ser alterada por inflamação no intestino ou pelo estresse. O limiar de má absorção de frutose varia individualmente e amplamente. Esta forma comum e benigna de intolerância à frutose deve ser distinguida da rara intolerância hereditária à frutose (HFI).

Com o envelhecimento, a maioria das pessoas vai apresentar má absorção de açúcares, incluindo a frutose, quando grandes quantidades são consumidas. Em indivíduos com predisposição o aumento da produção de gás, ácidos graxos de cadeia curta e compostos osmoticamente ativos devido à má absorção e que devido a isso apresentam sintomas, são chamados de intolerantes. A intolerância muitas vezes só se torna aparente na idade adulta.

Frutose está presente em frutas, legumes, grãos, alimentos industrializados e mel. A ingestão diária varia de 20g a 60 g, dependendo da dieta. O consumo de frutose tem aumentado significativamente nas últimas décadas e está implicado no aumento da obesidadel, síndrome metabólica e doença hepática.

Frequência na população e história natural

Aproximadamente 30% dos adultos saudáveis apresentam má absorção com doses inferiores a 50 g de frutose e 10% têm sintomas. Não parece haver grandes diferenças raciais.
Até 70% dos pacientes com síndrome do intestino irritável têm intolerância de quantidades normais de frutose. A intolerância à lactose e frutose concomitantes atinge aproximadamente 20% a 30% dos indivíduos da população.

Sintomas

As principais manifestações incluem inchaço e dor abdominal, diarreia e constipação, borborigmos (ruídos intestinais) e outros sintomas devido o aumento da produção de gás, como eructação e flatulência excessivas, além de náuseas e vómitos.

A depressão pode ser mais comum em adultos e crianças com má absorção de frutose, e pode melhorar com redução rigorosa dieta na ingestão de frutose. Isto pode ser devido a níveis reduzidos de triptofano no sangue.

O zinco e vitaminas do complexo B (ex: ácido fólico) estão diminuídos em parte da população com intolerância à frutose.

Diagnóstico

O diagnóstico clínico de intolerância à frutose é por vezes difícil devido à presença de frutose não apenas em frutas, mas também em vegetais, grãos e muitos outros alimentos. O teste respiratório com hidrogênio expirado é muito sensível para o diagnóstico de má absorção e intolerância à frutose. Pacientes com sintomas compatíveis com doença funcional gastrointestinal (eructação frequente, dispepsia, síndrome do intestino irritável, diarreia e constipação) são os que mais se beneficiam com o esclarecimento da presença ou não desta intolerância, pois orientações dietéticas são a base do tratamento dessas enfermidades.

Tratamento

A redução da ingestão de frutose para níveis tolerados leva rapidamente ao alívio dos sintomas na maioria dos pacientes. Melhores resultados são obtidos quando outros alimentos facilmente fermentáveis também são excluídos (ver lista FODMAP). Geralmente os alimentos identificados como "saudáveis" contêm a frutose e a substituição por alternativas igualmente saudáveis ou adição de suplementos nutricionais é a conduta mais adequada.

A absorção da frutose é facilitada pelo consumo de glicose. A sacarose, açúcar muito consumido em nosso meio, é formada por uma molécula de glicose e outra de frutose. Por esse motivo, pacientes intolerantes à frutose raramente são intolerantes à sacarose. Quando não há a disponibilidade de sacarose, o uso de glicose imediatamente antes das refeições pode reduzir os sintomas de intolerância à frutose. Pequenas quantidades de frutose consumida após refeições são mais bem toleradas do que uma única dose com o estômago vazio.

Intolerância hereditária à frutose (HFI)

Diferente da má absorção de frutose descrita acima, HFI é uma intolerância grave devido a defeitos genéticos (aldolase B) que afeta principalmente crianças no momento da introdução de açúcares. Além dos mesmos sintomas de má absorção de frutose, distúrbios metabólicos, como hipoglicemia, e lesão permanente ao fígado e rins podem acontecer. Em crianças, a doença pode ser fatal devido à convulsões e coma. Nesses casos, a sensibilidade para o componente da frutose da sacarose também ocorre. Todas as formas de sacarose e frutose devem ser rigorosamente evitadas. História familiar positiva de intolerância a açúcares ou de uma aversão a doces é um indício útil. O diagnóstico se faz através de anamnese cuidadosa, coleta de sangue e alguns testes genéticos. Atualmente, nem todas as formas de HFI podem ser identificadas através de testes genéticos.


Autor: Dr. Maurício Bravim - CRM-MG: 29.496

19 comentários:

Anônimo disse...

Dr.tenho intolerância a frutose e lactose.Foram identificados através de exame de sangue pedido pela gastro. Qual médico devo procurar agora para acompanhar? alergista, nutricionista?

Dr. Frederico Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fui diagnosticado com intolerância a frutose em exame de sangue. Mas minha reação a frutose parece atípica. Tenho uma alteração da sensibilidade do esôfago. Já fiz emaxe de alergia, não é. Isso pode ocorrer mesmo com intolerante a frutose? E porque o exame de sangue não é o ideal para diagnóstico?

Regina disse...

Onde posso fazer o teste do hidrogênio expirado em Brasília? Ainda não encontrei um laboratório que o faça.
Agradeço se puder me indicar um lugar que faça o exame no DF.
Atenciosamente,
Regina

Anônimo disse...

Boa tarde! Eu fiz o teste com a gastroenterologista que me avaliou. Acredito que o exame seja feito com médicos só.

Vania disse...

Boa tarde dr! Meu filho é intolerante a frutose e a lactose. A lactose já tem o lactosil e os lactobacillus que ajuda muito no tratamento. Mas já a frutose é muito complicado. Outro dia estava lendo que existe um tratamento com enzimas para intolerante a frutose. Por isso, gostaria de saber se aqui em Goiânia já tem? E onde faz? Obgda!

Dr. Frederico Lobo disse...

Eu não acredito nos testes que diagnosticam intolerância a frutose. São raros os casos que quando se faz o teste de hidrogênio expirado o exame positiva, ou seja, o teste sanguíneo não tem confiabilidade. Prova disso é que só ano passado atendi 83 pacientes (consultório particular) e mais de de 50 no ambulatório do SUS com o tal diagnóstico de intolerância a frutose, praticamente todos os dias atendo tais pacientes e somente 1 apresentava a tal intolerância. Resultado disso: restrições desnecessárias. Iatrogenias. Déficit principalmente de vitaminas e minerais decorrente das restiradas de fibras. A maioria dos pacientes que apresentam sintomas ao ingerirem frutas melhoram com correção da disbiose intestinal, uso de cepas de lactobacilos específicas e alguns fitoterápicos quando necessário.

Anônimo disse...

Dr como vc diagnósticou esse único paciente com intolerância à frutose qual foi o critério já que os exames não são confiáveis.

Dr. Frederico Lobo disse...

Através do Teste de Hidrogênio expirado. Em nosso meio o melhor método para diagnóstico. O teste sanguíneo a maioria dos exames dão falso positivo.

Unknown disse...

Com muita envestigasao meu gastro pediu enxame de glúten frutose e Lactose já tem 10 meses quê eu nas dietas restritas mais estou caminhando pra melhorar mais ainda e bem difícil prende o intestino passa um dias solta demais diarreia muito forte dessitrato tem quê toma soro na veia muitos gasses dor abdominal e um sofrimento.

Elisangela disse...

Dr Frederico meu nome é Elisangela moro em Goiânia tenho sintomas de dores abdominais barriga inchada dor de cabeça tontura mal estar diarreia dores nas articulações... fui em uma gastro fiz exame de frutose e lactose de sangue o resultado a lactose foi 86 mg/dl em jejum depois da lactose 30 minutos subiu pra 97 mg/ dl e após 60 minutos baixou pra 87 mg/dl...
O da frutose foi 86mg/dl jejum 30 minutos após subiu pra 101 mg/dl 60 minutos baixou pra 89 mg/dl o que devo fazer ...

Dr. Frederico Lobo disse...

Elisangela, você precisará passar por um médico que saiba manejar corretamento esses casos, ou seja, o exame sanguíneo de lactose e frutose são super falhos. Além de um médico, se comprovada a intolerância precisará de um nutricionista especialista nisso. Na nossa clínica 70% do nosso volume são pacientes com esse tipo de quadro.

Ana disse...

Fiz o teste bebendo a frutose. Não é confiável?

Dr. Frederico Lobo disse...

O teste bebendo a frutose e dosando a glicemia no sangue NÃO é confiável. Toda semana recebo um monte de pacientes com esse exame positivo e quando peço o teste de hidrogênio expirado isso não se confirma. Parem de fazer exclusão desnecessária na dieta. Procure um Nutrólogo especialista nessa área e faça a coisa correta.

Anônimo disse...

Doutor recebi indicação do senhor atraves da minha nutricionista. O senhor realmente trata intolerância a frutose? Tem como curar essa doença ?

Unknown disse...

Olá Dr. Fiz o texte de intolerância a lactose e de frutose de sangue devido a uma dores abdominais e mts gases. Os dois deram positivos. Fiz o colprológico funcional e deu giardia e amebíase, colite, amido ñ digerido nas fezes e falta de lipase. Fiz texte de hidrogênio expirado que diagnosticou SIBO. Estou fazendo uso de amilase, lipase, tomei Anita, e agora estou usando o antibiótico para Sibo. E fazendo uso de Betaína, pois segundo o gastro minha acidez gástrica está baixa, o q fica claro por conta de tantas parasitoses. Será que tudo isso (problemas de digestão de frutose, amido, lactose e lipídeos+ SIBO) foi desencadeado pela giardia? E como já tratei a giardia e estou tratando a Sibo, meu organismo voltará a produzir as enzimas digestivas normalmente? Fiquei mt anguatiada pois meu médico passou uma dieta super restritiva e deu a entender q vou ter q faze-la pro reto da vida.

Vania disse...

Bom dia a todos,
Eu fiz o teste sanguineo de intolerância a frutose duas vezes com resultado positivo, fiz uma dieta bem restrita por dois anos, mudei de gastroenterologista e ela pediu o teste respiratório de tolerância a frutose o resultado deu negativo. Conclusão continuo tendo os mesmos sintomas: aftas, abdomen disteendido, muito gases e dor estomacal. Eu vi alguém perguntando em Brasília onde faz o teste respiratório do hidrogênio expirado para intolerância a frutose na gastroclinica Sudbrack fica no setor hospitalar sul.

Unknown disse...

Meu filho fez o teste de frutose atravéz da urina e o resultado saiu ausência de açúcares. Ele tem alergia??

Renata B Oliveira disse...

Geneticista, hepatologista e o nutricionista

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.