terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Poluição pode afetar metabolismo e levar à obesidade


A poluição do ar já tem sido associada a problemas de saúde, incluindo a asma, bronquite, câncer de pulmão, doenças do coração, entre outras. Agora, um novo estudo sugere que mais uma doença pode ser adicionado à lista: a obesidade.

Um estudo publicado no Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology descobriu que ratos que respiraram ar poluído de Pequim ganharam peso depois de apenas três semanas de exposição. Eles também apresentaram disfunções cardio-respiratória, e diminuição da função metabólica.

Para observar o efeito do ar poluído, os animais, ratas grávidas e seus filhotes, foram divididos e colocados em duas câmaras: uma, exposta ao ar exterior de Pequim, fortemente poluído; e outra, com ar foi filtrado. Os pesquisadores descobriram que, depois de três semanas, os ratos expostos ao ar poluído tinham ganhado peso, apresentaram inflamação do tecidoe tinham níveis mais elevados de colesterol - 97% mais elevados, em geral, do que os ratos que não foram expostos ao ar. Eles também apresentaram menor resistência à insulina, um fator que pode representar um sinal precoce de diabetes.

É importante ressaltar que os ratos expostos à poluição também apresentaram disfunção metabólica - um sinal de alerta para a obesidade. Os mesmos efeitos foram sentidos pelos ratos filhotes.

"Uma vez que a inflamação crônica é reconhecida como um fator que contribui para a obesidade, e que doenças metabólicas como diabetes e obesidade estão intimamente relacionadas, nossos resultados fornecem evidências claras de que a exposição crônica à poluição do ar aumenta o risco de desenvolver obesidade", disse Junfeng Zhang, que trabalhou no estudo, em um comunicado.

"Se traduzido e verificado em seres humanos, estes resultados suportam a necessidade urgente de reduzir a poluição do ar, dada a crescente carga de obesidade no mundo."

Fonte: http://www.abeso.org.br/noticia/poluicao-pode-afetar-metabolismo-e-levar-a-obesidade

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.