sábado, 9 de janeiro de 2016

Suplementos de omega 3 durante a gravidez melhoram o metabolismo do ferro fetal

Cientistas da Universidade de Granada e do King's College de Londres, em colaboração com os Hospitais Materno-infantil de Granada, o Hospital Universitário Insular Materno-Infantil das Palmas de Gran Canaria e a empresa Lactalis Puleva, demonstrou, pela primeira vez, que a suplementação materna durante a gestação com ácido docosahexaenoico (DHA), um ácido graxo essencial poli-insaturado da série omega-3, melhora o metabolismo do ferro fetal, graças a uma maior expressão dos genes que regulam seu transporte através da placenta.

Este trabalho multidisciplinar, publicado no Journal of Functional Foods, descreve que a suplementação com o DHA, além de ajudar ao desenvolvimento precoce do cérebro, está inter-relacionado com o metabolismo do ferro nos recém-nascidos. Também melhora os depósitos do mineral antes do nascimento e ajuda a prevenir futuras deficiências pós-natais e o conseguinte prejuízo que estas poderiam desencadear no desenvolvimento cognitivo.

Para realizar esta pesquisa, os investigadores trabalharam com uma amostra formada por 110 mulheres saudáveis grávidas que deram à luz no Hospital Materno-Infantil de Granada e Hospital Universitário Materno-Infantil de Las Palmas de Gran Canaria, submetidas a um ensaio nutricional controlado, randomizado e duplo-cego que começou no sexto mês de gravidez.

Estabeleceram-se dois grupos: um grupo formado por 54 mulheres, que realizou uma dieta equilibrada e consumo adequado de peixe, assim como uma ingestão de 2 copos/dia da bebida láctea controle, e outro grupo de 56 mulheres, com uma dieta equilibrada e consumo adequado de peixe, suplementada com o consumo de 400 mg/dia de um produto lácteo enriquecido com óleo de peixe (2 copos/dia).

Depois do parto, os investigadores obtiveram amostras de placenta que foram processadas adequadamente para as análises de expressão gênica e proteica.

Os resultados obtidos indicaram um efeito benéfico do suplemento do DHA materno sobre a homeostase do ferro através do sincitiotrofoblasto, beneficiando a transferência materno-fetal e aumentando os depósitos de ferro fetais.

“Este suplemento de DHA é postulado como uma estratégia nutricional que não só ajuda para o desenvolvimento cognitivo e visual do recém-nascido, mas também poderia ajudar a evitar o risco de sofrer anemia. Neste sentido, esta suplementação materna poderia evitar as complicações perinatais relacionadas com a anemia como o baixo peso ao nascer ou desenvolvimento cognitivo tardio do recém-nascido”, explicam os autores principais deste trabalho, Javier Díaz Castro e Julio José Ochoa Herrera, do departamento de Fisiologia da UGR.

Referências:
Javier Diaz-Castro et al, DHA supplementation: A nutritional strategy to prenatal Fe homeostasis and prevent birth outcomes related with Fe-deficiency. Journal of Functional Foods 2015;19:385-393. DOI:http://dx.doi.org/10.1016/j.jff.2015.09.051

Fonte: http://www.medcenter.com/contentnews.aspx?pageid=128787&esp_id=202&tax_id=596&langtype=1046&id=230081&emkt=1#.VoHTZBGT42U.facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.