domingo, 3 de janeiro de 2016

Alecrim

 O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo. Este alimento é aliado do emagrecimento, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe e tem forte ação antioxidante, de modo que previne derrames e doenças cerebrais degenerativas. O alecrim também ajuda na digestão e diminui os gases. 

O alecrim chegou no Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes populares como: rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta. 

Principais nutrientes do alecrim

Um dos principais nutrientes do alecrim é a vitamina A, que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante. O tempero também conta com a vitamina C que melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames, tem ação antioxidante, previne derrames e proporciona resistência aos ossos. 

A vitamina K também está presente no alecrim, este nutriente é essencial para a coagulação sanguínea e ajuda na fixação do cálcio nos ossos. O alecrim ainda conta com as vitaminas B1 e B2, ambas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Além disso, elas também desempenham um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos. 

O alecrim conta com compostos fenólicos que têm atividades biológicas importantes, como antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-carcinogênicas, entre outras. 

Benefícios do alecrim

Ajuda no emagrecimento: O chá de alecrim ajuda na perda de peso porque tem ação diurética, contribuindo para menor retenção de líquidos. Além disso, a bebida ajuda no trânsito intestinal. 


Reduz os gases: O alecrim diminui o desconforto causado pelos gases intestinais, pois auxilia a expeli-los e reduz as cólicas. 


Ação antioxidante e anti-inflamatória: O alecrim é rico em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante, por isso agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas, e também têm ação anti-inflamatória. 


Benefícios em estudo do alecrim

Combate à gripe: A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu após uma pesquisa que o alecrim ajuda a combater o vírus da gripe. O alecrim ainda conta com ação expectorante e por isso também é interessante em casos de tosse. 

Alecrim possui ação antioxidante - Foto: Getty Images

Alecrim possui ação antioxidante

Bom para quem tem doenças crônicas não transmissíveis: Uma pesquisa inicial realizada pela USP concluiu que o alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como o diabetes. 

Bom para as articulações: O alecrim aplicado na pele por meio de compressas pode ajudar a reduzir as inflamações nas articulações, isto porque ele possui ação anti-inflamatória. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar este benefício. 

Diminui o estresse e melhora a memória: Alguns estudos sugerem que que o óleo de alecrim, combinado com outros óleos, pode abaixar os níveis de cortisol e assim diminuir o estresse. Uma pesquisa descobriu que o óleo de alecrim foi capaz de reduzir o estresse em estudantes de enfermagem. Contudo, ainda são necessária mais pesquisas para comprovar o benefício. 

Como consumir o alecrim

O alecrim pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero de carnes e outros alimentos, em pó ou ser passado na forma de óleo. O chá de alecrim também é uma boa alternativa, ao preparar esta bebida utilize uma xícara de folhas de alecrim e um litro de água. Deixe a água ferver, desligue, coloque o alecrim e deixe por cinco minutos. Depois, é só consumir. 

Contraindicações

Gestantes podem consumir o alecrim como tempero, mas não na forma de chá ou de outras maneiras, pois ele pode causar contrações uterinas. 

Riscos do consumo em excesso

Chá de alecrim é um aliado no emagrecimento - Foto: Getty Images

Chá de alecrim é um aliado no emagrecimento

Consumir mais do que quatro xícaras de chá de alecrim ao dia pode causar nefrite, problemas gastrointestinais e intoxicação. 

Receitas com o alecrim

Bacalhau com ervas 

Pernil assado 

Filé de frango ao creme de palmito

Fonte consultada:

Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar. 


Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17971-alecrim-ajuda-no-emagrecimento-e-reduz-os-gases

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.