sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Água emagrece? Sim, não ou talvez ?

Repostando uma ótima postagem do pessoal do @cienciainforma da USP.


Para isso há apenas um mecanismo plausível,um balanço calórico negativo.

Para testar o efeito no consumo calórico um estudo avaliou, por 12 semanas, uma dieta hipocalórica associada, ou não, ao consumo de 500ml de água antes de cada refeição. Como resultado os autores observaram uma perda de peso corporal 2kg maior no grupo que consumiu a água. Uma possível explanação seria a significativa redução no consumo calórico observado nas refeições teste.

Esse efeito já foi observado por outros: com redução de quase 13% do consumo calórico e até uma menor sensação de fome e maior saciedade no grupo que tomou água antes da refeição. Outro método para seu efeio, seria reduzindo o consumo diário de bebidas calóricas.

Um estudo transversal realizado com adultos de baixa renda no México verificou que o consumo de água era indiretamente proporcional ao de bebidas açucaradas. Quanto mais água um indivíduo consumia, menor era o consumo de outras bebidas calóricas. A cada 100ml a mais de água consumida, o consumo de bebidas calóricas reduzia cerca de 20ml.

Talvez o fato seja que as pessoas utilizam essas bebidas rotineiramente para “matar a sede” e, aumentando-se o consumo de água, diminui-se a necessidade delas. Claro que a água por si só não emagrecerá ninguém diretamente, mas algumas evidência científicas apontam que talvez, indiretamente, ela possa influenciar positivamente o balanço energético, seja por meio de uma diminuição no consumo de bebidas calóricas, ou por uma redução na ingestão calórica na refeição seguinte.

Aqueles que já apresentam um bom consumo hídrico podem não se beneficiar, porém os achados recentes sugerem que há uma boa margem para a população brasileira melhorar seu consumo de água, o que poderá, além de outros benefícios, resultar em melhores respostas de emagrecimento, claro que em combinação a uma prática de atividade física e uma dieta apropriada.

Autora: Dra. Desire Coelho

#CienciaInForma #saúde #emagrecimento #behealthy #30tododia

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.