quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Poluição do ar doméstico: um perigo silencioso e invisível



Sabia que nos países desenvolvidos a qualidade do ar das nossas casas pode ser bem mais preocupante que o ar da rua? 

Imaginava que a poluição do ar que respiramos dentro de casa pode ser muito superior à do ar de uma rua do centro de uma cidade movimentada, levantando sérias preocupações para a nossa saúde?

Nos países desenvolvidos, os poluentes mais perigosos do ar das nossas casas são substâncias químicas denominadas compostos orgânicos voláteis (VOC).

Trata-se de milhares de substâncias produzidas pela indústria petro-química que se evaporam com facilidade e se ligam às estruturas orgânicas dos seres vivos, de uma forma persistente.

Estes compostos orgânicos voláteis (VOC) entram na constituição de muitos materiais presentes nas nossas casas: materiais de construção, colas, tintas, vernizes, tecidos decorativos, móveis, …
Mas também estão presentes em milhares de produtos domésticos de uso corrente que talvez compre e use sem saber os perigos a que se expõe. Deixamos o alerta para que compreenda, de forma mais clara, o que pode pôr a sua saúde em risco de forma silenciosa.
Alguns dos perigos dos Compostos Orgânicos Voláteis para a saúde:

Os VOC, uma vez ligados às células do corpo humano, alteram o seu funcionamento orgânico por muitos mecanismos diferentes.
Imitam a ação de hormonas quando estimulam os órgãos-alvo dessas hormonas. Este fenómeno denomina-se por disrupção endócrina. Os principais  perigos são os efeitos sobre os recetores dos estrogénios para a mama, próstata e cólon.

Ao ligarem-se a recetores celulares, bloqueiam-nos, e dificultam a comunicação intercelular. Este obstáculo químico pode diminuir as capacidades cognitivas, memória, raciocínio, concentração, e ser responsável por graves alterações do funcionamento do sistema imunitário.
Podem ainda alterar a expressão genética, favorecendo o desenvolvimento de múltiplos cancros.

O que pode fazer para diminuir a poluição com VOC do ar da sua casa?
- Eliminar todos os produtos que integrem aromas artificiais na sua composição: perfumes de casa, ambientadores, incensos, velas aromáticas.
Ou seja, opte por produtos exclusivamente feitos com essências naturais.

- Eliminar o uso de todos os anti-parasitários inseticidas e antifúngicos domésticos
Opte por soluções ecológicas e naturais.

- Substituir os pesticidas e inseticidas para plantas domésticas por produtos de agricultura biológica.

- Na lavagem da roupa a seco são usados vários VOC.
Quando traz a sua roupa da lavandaria nunca a leve diretamente para o seu quarto ou roupeiro. Deixe-a ficar em local arejado durante 3 semanas antes de a arrumar!

- Reduza ao mínimo o uso de produtos de limpeza em spray. As pequenas partículas destas substâncias químicas depositam-se por toda a casa e entram facilmente em contacto com a pele e podem até ser ingeridas.

- Os produtos de limpeza que se dissolvem em água para lavar o chão ou outras superfícies, uma vez secos transformam-se em pó que se espalha no ar da sua casa.
Escolha desinfetantes sem aroma.

- Abra as janelas e renove todo o ar da casa pelo menos uma vez por dia
  
- E ainda: elimine total e permanentemente o uso de tabaco dentro de sua casa!

Agora que já conhece estes perigos ofereça a si, à sua casa e aos seus amigos produtos com aromas de essências naturais! Opte por prendas que gerem qualidade e saúde a si e aos seus.

Fonte: http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/poluicao-do-ar-domestico-um-perigo-silencioso-e-invisivel/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.