quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brasil: Por que a Regulamentação da Medicina Incomoda tanta gente?


POR QUE A REGULAMENTAÇÃO DA MEDICINA INCOMODA TANTA GENTE?

Todas as profissões da área da saúde atacam a Medicina e os médicos, para usurparem prerrogativas da profissão médica e para atenderem pacientes no lugar dos médicos nos serviços de saúde. Conheça os motivos:

Falam que foram os médicos que começaram com a defesa corporativa de sua profissão. 

Em 1996, o Conselho Federal de Psicologia emitiu uma resolução que, ilegalmente, ”autorizava“ os psicólogos diagnosticarem e atestarem oficialmente doenças médicas, utilizando-se, inclusive, do CID - Código Internacional de Doenças (Resolução CFPN° 015/96 de 13 de Dezembro de 1996). A profissão da psicóloga não pertence à Área da Saúde, e sim, da área de Ciências Humanas!

Pouco tempo depois, o mesmo Conselho Federal de Psicologia processou por ”exercício ilegal da Psicologia“ uma Médica Psiquiatra paulista, porque esta usava um exame de Rorschach para complementar seu diagnóstico psiquiátrico (sendo que, o inventor do exame, Hermann Rorschach, era, ele mesmo, Médico Psiquiatra, e não psicólogo!).

Por outro lado, nunca houve caso do Conselho Federal de Medicina processar psicólogo por “exercício ilegal da Medicina”, mesmo após, através da resolução acima, eles terem se auto-investido do conhecimento médico para darem diagnósticos médicos também.

A partir desta invasão da Medicina, outras categorias profissionais, p.ex., biomédicos, através de resoluções internas de seu conselho de profissão, “legalizaram” a invasão do trabalho do médico (Resolução CFBM N° 197, de 21 de Fevereiro de 2011), agora não mais apenas diagnosticando, mas também prescrevendo e executando procedimentos invasivos (cirúrgicos). Recentemente, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, através de resoluções internas de seus conselhos (Resolução CFFa N°  400, de 18 dedezembro de 2010), também se auto-investiram do direito de darem diagnósticos médicos. Só por isto já se vê quem invade a área da Medicina, e quem quer defender a reserva de mercado.

Para o Governo e grandes grupos econômicos, é economicamente vantajoso que não-médicos exerçam a Medicina.

Com a precarização e debandada do trabalho do médico no governo, devido aos baixos salários e péssimas condições de trabalho, outros profissionais de saúde invadiram e usurparam a função do médico, e hoje, evidentemente, não querem mais abandonar estas prerrogativas. Há muito interesse do governo em substituir o trabalho dos médicos pelo daqueles a quem paga menos e a quem fornece um eleitoreiro cabide-de-empregos.

Grandes grupos financeiros de prestação de serviços de saúde também têm interesse em permitir que profissionais mais “baratos” também façam procedimentos médicos (por exemplo, colocar “técnicos de radiologia” para fazerem trabalho do médico radiologista, como pretende um projeto de lei que agora tramita no Congresso - Projeto de Lei nº 3661/2012).

Você pode estar sendo atendido por um não-médico e não saber, pois, para o governo, é tudo “a mesma coisa”.

A regulamentação da Medicina não é fruto de “reserva de mercado” ou “desejo de se superpor às outras profissões”. Não há, na lei da Regulamentação da Medicina, nenhum item que coloque o médico acima de outros profissionais, com autoridade sobre eles, que os tornem dependentes do médico, ou que exija que, quem quer que seja, passe por um médico antes de ser consultado por algum outro profissional da saúde.

Aliás, os profissionais de saúde anti-médicos distorcem a verdade. Chegam a espalhar ilações alarmistas sobre a população: “Caso aprovem o projeto de lei da Regulamentação da Medicina isto redundará no fim do SUS!!”.  Tais acusações foram feitas por anti-médicos interessados em tumultuar a aprovação da Lei do Ato Médico no Congresso.

Você sabia que, até hoje, na verdade, entre todas as profissões da saúde, a Medicina é a mais antiga e é a única não Regulamentada? E por isto está sendo tão invadida e destruída.

O risco para a população é enorme.

Este comunicado é uma reação dos médicos à invasão e mutilação da Medicina, com prejuízos não só para eles, mas também para a população, que, sem a regulamentação, continuará a “comprar gato por lebre” (ser atendida por quem ela acha que tem a formação prática e teórica do médico, mas não tem).

A lei continua parada no Senado, sempre obstruída pelos profissionais de saúde anti-médicos que têm interesse em assumir a função do médico, sem terem estudado e praticado como o médico o fez durante tantos anos.

Defenda a sua Saúde!
Exija ser atendido por Médico!

Fontehttp://simblitz.blogspot.com.br/2012/10/brasil-porque-regulamentacao-da.html


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.