quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sucos: Beba com moderação !


Todo consumo em excesso é prejudicial. A regra, que a princípio pode parecer aplicar-se apenas aos produtos industrializados, vale também para os alimentos naturais processados. Até entre os aparentemente mais inofensivos, como os sucos de frutas. Estudos recentes reforçam a associação do consumo excessivo desses sucos à síndrome metabólica, condição que pode causar aumento nos triglicérides, acúmulo de gordura abdominal e, consequentemente, obesidade, principalmente em crianças.

O suco de fruta não precisa fazer parte da alimentação. É o que sugere a nutricionista Valéria Mortara. Segundo ela, o suco é dispensável em várias situações. Para acompanhar a refeição, nenhuma bebida é recomendada, já para a hidratação do corpo e para tomar no período entre as refeições, a melhor opção é a água.

Ela também desaconselha a administração dos sucos como forma de ingestão de frutas. E explica a razão: no suco geralmente se coloca uma grande quantidade da fruta, açúcar, e peneirando a fruta, acabam sendo retiradas as fibras, que são a "parte boa" da fruta.

O principal fator causador da síndrome metabólica, para Mortara, é a ingestão de frutose acima da quantidade que o organismo consegue metabolizar. "A associação do suco com problemas metabólicos se deve à grande quantidade de frutas. Você não faz, por exemplo, um suco de abacaxi com apenas uma rodela da fruta. Ou seja, geralmente são volumes grandes de suco feitos com mais de uma porção de fruta", exemplifica.

O endocrinologista Guilherme Marquezin explica que a frutose se comporta no organismo de um jeito diferente. "Segue uma via metabólica que diverge da do açúcar de cana, por exemplo, ou de outras substâncias", afirma. Por conta dessa metabolização diferenciada, diz ele, o corpo tende a aumentar o estoque de frutose, na forma de gordura. "Leva ao aumento dos triglicerídios e também aumenta a resistência à insulina, que é o primeiro passo para a pessoa ter diabetes."

Segundo Marquezin, quanto mais natural, mais saudável o alimento será. "Geralmente quanto mais etapas de processamento você coloca entre a colheita e o consumo, mais você está piorando o alimento, ou seja, o melhor nesse caso seria a ingestão da fruta [in natura], e ainda assim, sem exageros."

Segundo a nutricionista Valéria Mortara, para as pessoas que não dispensam o suco na alimentação, uma boa pedida é bater a fruta com leite, fazendo uma vitamina. "Você pode usar isso como seu café da manhã. Essa vitamina, mais uma fatia de pão, está ótimo", sugere. Mas se a intenção é refrescar-se por conta do tempo seco, a dica são os refrescos, sempre na dose certa. "Limonada, suco de maracujá, laranjada ou suco de uva que são mais leves. O suco de uva, inclusive, vale muito a pena. Tem muitos elementos que são cardioprotetores, porém, não pode se entupir de suco de uva que aumenta, sim, os triglicerídios. Não é porque um alimento faz bem que você pode exagerar no consumo", lembra Mortara, que insiste: "Nada substitui a água".

Fonte: http://www.cfn.org.br/eficiente/sites/cfn/pt-br/site.php?secao=nutricaonamidia&pub=1228

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.