domingo, 2 de setembro de 2012

Qual o papel da dieta no desenvolvimento da doença inflamatória intestinal?


Os possíveis mecanismos relacionados com o papel da dieta no desenvolvimento da doença inflamatória intestinal (DII) são alteração na expressão de genes, modulação dos mediadores inflamatórios (por exemplo, os eicosanoides), mudanças na composição da microbiota intestinal, e os efeitos na permeabilidade do intestino. Ao lado da microbiota intestinal, os componentes dietéticos são os antígenos luminais mais comuns no intestino e podem influenciar a inflamação intestinal.

Em revisão sistemática pesquisadores demonstraram que o consumo elevado de gorduras totais, ácidos graxos ômega-6 e carne vermelha foram associados com o aumento do risco para o desenvolvimento de DII, enquanto o alto consumo de frutas e hortaliças diminuiu o risco para essas doenças.

Um estudo de caso-controle sugeriu que o aumento da ingestão de açúcares refinados pode facilitar o desenvolvimento da doença de crohn (DC) e colite ulcerativa (CU). Entretanto, mais estudos prospectivos são necessários para confirmar o papel dos fatores dietéticos no desenvolvimento da DII.

A DII representa um grupo de afecções intestinais inflamatórias crônicas idiopáticas (causas desconhecidas). O termo engloba duas categorias: a DC e a CU. Embora a fisiopatologia da DII não esteja completamente compreendida, fatores genéticos e ambientais desempenham um papel importante na má regulação da imunidade intestinal, o que leva à lesão gastrintestinal.

Apesar dos avanços na descoberta de risco genético para a DII na última década, sua etiopatogenia não pode ser explicada apenas em termos de susceptibilidade genética. Os fatores de risco ambientais para o desenvolvimento das DIIs vêm ganhando destaque nas pesquisas e têm sido extensivamente investigados, como o tabagismo, fatores dietéticos, estresse psicológico, uso de medicamentos, aleitamento materno, infecções, dentre outros.

Bibliografia (s)

Cabré E, Domènech E. Impact of environmental and dietary factors on the course of inflammatory bowel disease. World J Gastroenterol. 2012;18(29):3814-22.

Chapman-Kiddell CA, Davies PS, Gillen L, Radford-Smith GL. Role of diet in the development of inflammatory bowel disease. Inflamm Bowel Dis. 2010;16(1):137-51.

Lakatos PL. Environmental factors affecting inflammatory bowel disease: have we made progress? Dig Dis. 2009;27(3):215-25.

Fonte: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=684&categoria=13

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.