quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pesquisadores localizam material radioativo a 3.200 quilômetros do litoral de Fukushima


Um grupo de pesquisadores localizou material radioativo a 3.200 quilômetros do litoral do Japão procedente da usina nuclear de Fukushima, que em 2011 foi atingida por um tsunami gerado por um terremoto, informou nesta quarta-feira a agência “Kyodo”. Matéria da EFE, no Yahoo Notícias.

Para elaborar o estudo, a equipe de cientistas do governo japonês e do Instituto de Pesquisa Marinha da Universidade de Tóquio recolheu amostras em cerca de 300 pontos do oceano Pacífico de abril de 2011 a junho deste ano.

As amostras mostraram a presença de até 10 becquerels de césio radioativo por tonelada de água marinha a 2.200 quilômetros do litoral, um índice entre cinco e dez vezes maior que o registrado antes do acidente nuclear.

Além disso, segundo o estudo, a contaminação radioativa encontrada no fundo do mar poderia começar a se movimentar em direção ao sul devido às correntes marítimas, após ter começado a afundar no início deste ano.

A pesquisa destacou que a quantidade de poluição radioativa na superfície foi diminuindo desde o acidente, embora tenham sido detectados cerca de nove becquerels por tonelada de água numa profundidade entre 300 e 400 metros e a uma distância de 2.000 quilômetros do litoral.

“O césio radioativo começou a afundar em janeiro deste ano”, destacou Michio Aoyama, um dos especialistas do Instituto Meteorológico do Japão, em entrevista à agência local “Kyodo”.

O acidente na usina nuclear de Fukushima, o pior desde Chernobyl, obrigou 52 mil pessoas a abandonarem seus lares e a contaminação da água afetou gravemente a pesca local.

Desde o início da crise nuclear, as autoridades japonesas fazem análises para investigar o impacto do acidente na vida marinha próximo da usina, pois se estima que entre 21 de março e 30 de abril uma grande quantidade de césio e iodo radioativo atingiu o mar.

Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2012/09/19/pesquisadores-localizam-material-radioativo-a-3-200-quilometros-do-litoral-de-fukushima/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.