quarta-feira, 4 de abril de 2012

Preciso de um doce

Inicio este post com uma frase que você não vai mais esquecer:

“Gostar de doce é humano e natural. Precisar de doce é desequilíbrio funcional“.

Muitos motivos podem levar o organismo a PRECISAR de doce. Com exemplo podemos citar deficiência de cromo, deficiência de serotonina, presença aumentada de fungos no intestino, hipoglicemia…

Mas hoje vamos falar exclusivamente sobre a importância do Triptofano na correção deste desequilíbrio.

O triptofano é um aminoácido (derivado das proteínas). Aminoácido essencial ao ser humano pois não o produzimos no organismo, dependendo da dieta para obter os estoques adequados e desempenhar suas inúmeras funções.

Diversos estudos comprovam que deficiência de triptofano pode levar a sintomas de psicopatologias, depressão, insônia, suicídio, agressão, ansiedade e bulimia. Isto porque é ele quem se converte em Serotonina no organismo.

A serotonina, muitos já conhecem, é a responsável por nos manter com bom humor, boa tolerância, baixa indignação frente às circunstâncias da vida.

Afinal, qual a relação entre o triptofano e o desejo por doces?

O cérebro busca captar triptofano para nova produção de serotonina quando seus estoques estão baixos. E o cérebro nos avisa isto provocando desejo por carboidratos como doces ou até mesmo massas (pão branco, salgados, biscoitos, macarrão). O carboidrato aumenta a disponibilidade do triptofano cerebral, sendo captado pelos neurônios, produzindo serotonina.

Como se não bastasse a complexidade do nosso organismo, vem mais…:

Para que o Triptofano se converta em Serotonina precisam estar presentes: vitamina B6, B12, ácido fólico e magnésio.

Ou seja, não podemos viver sem os nutrientes! Nossa saúde emocional e comportamental precisa deles.

Está constantemente com anseio por doces ou massas? Já sabe, procure um nutricionista para avaliar suas necessidades nutricionais. E melhorar não somente esta compulsão, mas também modular o comportamento social, emocional e, para as mulheres, até mesmo a TPM!

Fonte: http://manutricionista.wordpress.com/2012/01/04/preciso-de-um-doce/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.