terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conheça 7 fontes de poluição do ar interior



De acordo com a EPA (Agência de Proteção Ambiental Americana), evidências científicas indicam que o ar interior pode ser mais seriamente poluído do que o ar exterior, mesmo nas cidades maiores e mais industrializadas. Outros estudos indicam que as pessoas gastam cerca de 90% de seu tempo em locais fechados. A matemática não é tão boa - para muitas pessoas, riscos de saúde podem ser maiores devido à poluição do ar interior, em vez da poluição ao ar livre.

Efeitos nocivos podem surgir depois de uma única exposição bem como a exposição repetida e pode gerar uma gama de irritação: dos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça, tontura e fadiga. Estes efeitos são geralmente de curto prazo e tratável, às vezes simplesmente eliminar a exposição à fonte de poluição é o tratamento suficiente.

Outros efeitos na saúde podem aparecer devido às exposições longas ou curtas. Estes efeitos incluem algumas doenças respiratórias, doenças cardíacas e câncer, que podem ser severamente debilitantes ou fatais. É importante tentar melhorar a qualidade do ar interior em sua casa mesmo que os sintomas não sejam perceptíveis.

Há um número de fontes de poluição do ar que são mais comumente conhecidas, como o perigo dos produtos de limpeza e purificadores de ar. O site Care2 escolheu sete fontes de poluição do ar interior que podem ser menos conhecidas, adaptadas do site Greenerchoices.org , mostradas aqui pelo CicloVivo.

1. Carpete novo. Materiais do carpete podem emitir uma variedade de compostos orgânicos voláteis (COVs). Dica: Ao comprar um carpete novo, areje-o por alguns dias antes de instalá-lo. Procure por aquele com baixas concentrações de COVs - com adesivos sem formaldeído. Depois de colocado, mantenha as janelas na sala abertas e deixe um ventilador ligado por dois ou três dias.

2. Lâmpadas fluorescentes compactas quebradas. Quando essas lâmpadas quebram, podem emitir no ar, em pequenas quantidades, o mercúrio (uma neurotoxina). Carpetes e tapetes não podem ser totalmente limpos de mercúrio e aspiradores de pó não devem ser usados para limpá-lo. Dica: Não use lâmpadas fluorescentes compactas em luminárias que poderiam facilmente tombar, especialmente em casas com crianças ou mulheres grávidas. Se a lâmpada quebrar, abra uma janela e limpe o quarto por 15 minutos.

3. Novos componentes eletrônicos e produtos de plástico. Produtos feitos com cloreto de polivinila (PVC) podem emitir ftalatos, que têm sido associados a alterações hormonais e problemas reprodutivos. Plásticos também podem liberar produtos químicos retardadores de chama, como éteres difenil-polibromados, que têm sido associados a alterações neuro-comportamentais em estudos com animais. Dica: Ventile o espaço até o odor dos produtos químicos se dissipar. Aspire em torno de computadores, impressoras e televisores regularmente.

4. Colas e adesivos. Elas podem emitir COV, como acetona ou metil etil cetona, que podem irritar os olhos e afetar o sistema nervoso. Cimento de borracha pode conter n-hexano, uma neurotoxina. Adesivos podem emitir formaldeído tóxico. Dica: Procure por cola a base de água, livre de formaldeído. Trabalhe em um espaço bem ventilado.

5. Equipamento de aquecimento (fogões, aquecedores, lareiras e chaminés). Equipamento de aquecimento, especialmente fogões a gás, podem produzir monóxido de carbono, capaz de causar dores de cabeça, tontura, fadiga e até mesmo a morte se não for ventilado corretamente. Pode também emitir dióxido de azoto (nitrogênio) e partículas, que podem causar problemas respiratórios e inflamação dos olhos, nariz e garganta.

6. Tintas e decapantes. Tintas látex são uma grande melhoria às tintas a base de óleo porque emitem menos química. Mas, à medida que seca, todas as tintas podem emitir COV, o que pode causar dores de cabeça, náuseas ou enjôos. Decapantes, removedores de adesivos e tintas em spray aerosol também podem conter cloreto de metileno, que é conhecido por causar câncer em animais. Dica: use tintas com baixo teor de COV. Ao aplicar a pintura, abra janelas ou portas, areje o espaço com ventilador, e use um respirador ou máscara. Mulheres grávidas devem evitar o uso de decapantes com cloreto de metileno.

7. Móveis estofados e produtos de madeira prensada (compensado de madeira, painéis de parede, aglomerado, MDF). Quando novas, muitas mobílias e produtos de madeira podem emitir formaldeído, uma provável substância cancerígena que também pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta; chiado e tosse, fadiga, erupções cutâneas e reações alérgicas graves. Dica: aumente a ventilação, principalmente depois de trazer novas fontes de formaldeído em sua casa. Use produtos de madeira prensada, eles são de baixa emissão, pois contêm resinas de fenol, não resinas de uréia. Procure por móveis sem formaldeído e produtos de madeira. Com informações do Care2.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3516/conheca_7_fontes_de_poluicao_do_ar_interior/

Saiba como manter o ar de casa limpo e fresco sem usar produtos químicos

Ninguém gosta de odores desagradáveis​​, e para acabar com ele muitas vezes as pessoas usam os tradicionais purificadores de ar em sprays ou de tomada. Com tudo, a casa acaba recebendo mais do que você espera em cada ‘sopro’. A maioria dos produtos perfumados - cartuchos e velas - enchem o ambiente com produtos químicos tóxicos.

Para não correr riscos, combata os maus odores com purificadores de ar ambientalmente corretos e orgânicos. Eles são mais seguros para pessoas e animais de estimação e são saudável para o planeta também.

Purificadores de ar, tóxicos, raramente fazem o trabalho que deveriam fazer. Em vez de quebrar ou neutralizar odores, eles simplesmente disfarçam-os. Pior ainda, neles estão contidas muitas substâncias químicas que amortecem os nervos que revestem as passagens nasais e bloqueiam temporariamente o sentido do olfato.

A exposição a estes produtos químicos podem causar dores de cabeça e náuseas ou agravar a asma . Mas, uma das substâncias químicas encontradas em ambientadores, os ftalatos, também causam problemas hormonais e reprodutivos, defeitos de nascimento e transtornos do desenvolvimento. Outros ingredientes tóxicos, tais como compostos orgânicos voláteis (VOCs), benzeno e formaldeído, causam dano neurológico e cancro.

Soluções ambientalmente corretas são uma boa opção. Encontre purificadores de ar à base de plantas, hoje em dia é bastante fácil, e eles oferecem uma variedade de benefícios ao meio ambiente. Esqueça o desperdício de energia com cartuchos perfumados de tomada; opções mais ecológicas vêm em sprays sem aerosol e são biodegradáveis. A maioria dos produtos de eliminação de odores ecologicamente corretos, também evita testes em animais e utilizam embalagens recicláveis​​. Lavanda sem pesticidas e óleos essenciais cítricos são mais frequentemente utilizados em purificadores de ar orgânicos. Mas, lembre-se de ler atentamente o rótulo, um purificador de ar sem cheiro ou que afirme ser natural não significa que seja 100% livre de produtos químicos.

Outra forma de evitar a introdução de toxinas em sua casa é fazer o seu próprio ambientador. Encha uma garrafa spray com água destilada ou purificada e adicione algumas gotas de um óleo essencial orgânico. Limão, laranja e lavanda são perfumes populares para refrescar a casa, mas você pode experimentar outros e criar um spray de ar personalizado.

A maneira mais simples e eficaz para refrescar o ar dentro de sua casa é abrir as janelas, mas você também pode deixar pequenos frascos com bicarbonato de sódio ou vinagre em toda a casa para absorver odores desagradáveis​​. Ferver especiarias como cravo e canela em uma panela cheia de água tira odores e adiciona um aroma delicioso ao ar. Queimar soja pura e velas de cera de abelha com chumaços de algodão também ajudam a limpar o ambiente. Saquinhos de ervas orgânicas espalhados por toda a casa deixam uma fragrância sutil. Outra maneira natural para refrescar o seu espaço é ‘nutri-lo’ com plantas, elas melhoraram significativamente a qualidade do ar interior, removendo o dióxido de carbono e outras toxinas.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/4296/saiba_como_manter_o_ar_de_casa_limpo_e_fresco_sem_usar_produtos_quimicos/

1 comentários:

Anônimo disse...

Curso de medicina Ambiental

A PRATICA DE MEDICINA AMBIENTAL EM PACIENTES COM DOENÇAS ALERGICAS-INFLAMATÓRIAS COMPLEXAS

Domingo, 18 março 2012

A PRÁTICA DA MEDICINA AMBIENTAL

http://www.escomplex.com.br/eventos/congressos-e-eventos-brasil/curso-de-medicina-ambiental/

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.