quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Senado aprova projeto que proíbe Bisfenol A em mamadeiras, chupetas e bicos


Diversos países já proibiram o Bisfenol-A (BPA) por conta das evidências de sua ação disruptora endócrina e cancerígena. Ontem o Senado aprovou a leia que visa proibir a utilização do BPA na fabricação de mamadeiras, chupetas e bicos.

O senador Gim Argello, do PTB-DF que apresentou o projeto, argumentou que o uso do BPA em produtos como óculos de sol, CDs, cadeiras e outros artefatos plásticos" não traz preocupações importantes". Mas, no caso de mamadeiras e chupetas há um risco de absorção da substância pelo bebê, tida como cancerígena.

O senador Paulo Davim, do PV-RN que é médico, lembrou que a União Europeia e países como Estados Unidos e Canadá já restringem a comercialização de Bisfenol A e defendeu a medida no Brasil.

A Anvisa já havia proibido o Bisfenol A em mamadeiras por meio de uma resolução publicada em Setembro. A proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. A Comissão de Assuntos Sociais ainda aprovou proposta que obriga os órgãos públicos de defesa do consumidor a armazenar levantamentos, registros e análises de informações sobre acidentes de consumo. O projeto determina também que as empresas têm que informar entidades de defesa do consumidor sobre eventuais perigos dos produtos ou serviços comercializados por elas.

Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=4&COD_AUDIO=173313

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.