quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Greenpeace detecta altos níveis de metais pesados em brinquedos na China

Cerca de 30% dos brinquedos chineses estudados pelo Greenpeace em uma recente pesquisa mostraram altos níveis de metais pesados, que podem ser muito prejudiciais para a saúde das crianças.

No estudo publicado pela organização de defesa do meio ambiente em Hong Kong e divulgado pelo diário local "South China Morning Post", se revela por exemplo que 10% dos brinquedos pesquisados superam os níveis de chumbo permitidos pelos padrões nacionais.

Para fazer a pesquisa, responsáveis do Greenpeace adquiriram cerca de 500 brinquedos em Hong Kong e em outras quatro grandes cidades chinesas (Pequim, Xangai, Cantão e Wuhan) e os analisaram com raios X.

Os aparelhos usados podiam detectar seis metais (antimônio, arsênico, cádmio, cromo, chumbo e mercúrio), todos conhecidos por sua toxicidade e que podem ter efeitos muito prejudiciais para a saúde se forem encontrados em quantidade excessiva.

De acordo com o estudo, um dos brinquedos analisados tinha níveis de chumbo 200 vezes superiores aos permitidos pelas autoridades sanitárias chinesas e 1.200 vezes maiores que os padrões dos Estados Unidos, por exemplo.

Estes brinquedos contaminados não só podem afetar crianças quando estas os tocam ou os levam à boca, "mas também pode propagar seus efeitos pelo ar", assegurou o responsável da campanha, Ada Kong Cheuk-san.

O estudo vai de encontro a recentes resultados de inspeções na China, onde após uma série de escândalos que afetaram a reputação dos brinquedos fabricados no país em outros mercados foram tomadas medidas de segurança mais estritas.

Recentemente, uma inspeção nacional da Administração de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena assegurou que só foram encontrados níveis excessivos de chumbo em apenas um dos 240 brinquedos analisados.

Um especialista citado pelo diário de Hong Kong assinalou que essas diferenças podem ser explicadas pelos diferentes métodos de análise do Greenpeace e os do Governo chinês, estes últimos "mais sofisticados" por não estudarem apenas a superfície do produto.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/23393/geral/greenpeace-detecta-altos-niveis-de-metais-pesados-em-brinquedos-na-china

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.