segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quedas podem indicar estágio inicial do mal de Alzheimer, diz estudo

As quedas são cada vez mais frequentes entre as pessoas que apresentam os primeiros sinais biológicos do mal de Alzheimer, de acordo com um estudo apresentado neste domingo (17), em Paris, na Conferência Internacional da Associação Alzheimer.

A responsável pela pesquisa, Susan Stark, especialista em Ergoterapia e Neurologia da Universidade de Washington, em Saint Louis (EUA), diz que o estudo pode ajudar a reconhecer a doença mais cedo.

- Pelo que sabemos, este é o primeiro estudo a identificar um risco maior de quedas ligado ao diagnóstico pré-clínico do Alzheimer.
A pesquisa, de oito meses, acompanhou 125 idosos sem problemas cognitivos, recrutados nos estudos longitudinais da memória e do envelhecimento no centro de pesquisas sobre o a doença da Universidade de Washington.

Todos os participantes foram submetidos principalmente a um exame de imagens cerebrais, o TEP ou Pet Scan (Tomografia por Emissão de Pósitrons) com o marcador PiB, uma molécula fluorescente que permite visualizar a presença de placas amiloides associadas ao Alzheimer.

Os pesquisadores descobriram que uma imagem com PiB positivo representava um risco de queda 2,7 vezes superior para cada unidade de aumento da placa, como explicou Maria Carrillo, diretora de Relações Médicas e Científicas da Associação Alzheimer.

- Os resultados deste estudo ilustram o fato de que, entre algumas pessoas, as alterações que afetam o andar e o equilíbrio podem ocorrer antes da deterioração das funções cognitivas. [...] Segundo este estudo, a queda de um idoso que não tem predisposição a cair, poderia ser um fator para levar a uma avaliação de diagnóstico do mal de Alzheimer.

Segundo os pesquisadores, o resultado "concorda com os estudos anteriores sobre os problemas de mobilidade entre as pessoas que apresentam os sintomas precoces do Mal de Alzheimer ou pequenos problemas de cognição".
- É urgente dar prosseguimento às pesquisas, principalmente para aprofundar o estudo da relação entre os déficits motores e as quedas como sinais precoces do mal de Alzheimer.


Fonte: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=11649

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.