terça-feira, 21 de junho de 2011

Morte fetal x posição materna durante o sono

Mulheres que não dormem posicionadas do lado esquerdo nas últimas noites de gravidez tem um risco dobrado de morte fetal tardia em comparação com mulheres que dormem em seu lado esquerdo, mostra uma pesquisa publicada no bmj.com.
Eles explicam que o risco absoluto de morte fetal tardia para as mulheres que dormiram do lado esquerdo foi de 1,96 por 1.000 em comparação a 3,93 por 1.000 para aquelas que dormiram em qualquer outra posição (por exemplo, deitada de costas ou na lateral direita).No entanto, os autores ressaltam que este aumento do risco é pequeno.

A pesquisa também revela que as mulheres que se levantam para ir ao banheiro uma vez ou menos nas últimas noites (comparada com as que levantam mais vezes), e aquelas que dormem regularmente mais durante o dia do que à noite no último mês de gravidez, tem maior probabilidade de ter um bebê natimorto.

Os autores sugerem que a diminuição do fluxo sangüíneo para o bebê quando a mãe está deitada de costas ou do lado direito por longos períodos pode ajudar a explicar esta associação.

No entanto, eles concluem que "se os resultados forem confirmados, promover a melhor posição para dormir no final da gravidez podm ter potencial para reduzir a incidência de morte fetal tardia".Eles salientam que esta é uma nova observação, e estudos confirmatórios são necessários antes que recomendações de saúde pública possam ser feitas.

Fonte: http://group.bmj.com/group/media/latest-news/sleep-position-in-late-pregnancy-could-increase-risk-of-late-stillbirth

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.