quinta-feira, 23 de junho de 2011

Intoxicação infantil: como evitar

Principal causa de internação de crianças, a intoxicação ainda é um dos motivos que mais preocupam os pais e profissionais da saúde infantil. De acordo com uma pesquisa do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), crianças menores de 5 anos representam 35% dos casos de intoxicação por medicamentos, no Brasil.

 
INTOXICAÇÃO

 
É causada pela ingestão de medicamentos e substâncias tóxicas ou venenosas, além da intoxicação alimentar e também pelo contato com animais peçonhentos. As principais ocorrências de intoxicação são acidentais, pois a criança é atraída pela caixinha do medicamento colorido ou pelas embalagens do produto de limpeza, por exemplo,e isso aguça a curiosidade dela, que vai querer mexer e até tomar.

 
O pediatra Sérgio Sarrubo, diretor do hospital estadual Darcy Vargas, unidade de referência em atendimento infantil em São Paulo, enfatiza que os medicamentos são ingeridos por crianças que os encontram em local de fácil acesso,deixados pelo adulto. Guardar medicamentos em locais inadequados pode exercer atração visual nas crianças, o que as deixa mais exposta a esse tipo de acidente, afirma.

 
MEDIDAS PREVENTIVAS

  •  Mantenha todos os produtos tóxicos em local seguro e trancado, fora do alcance das mãos e dos olhos das crianças, de modo a não despertar sua curiosidade;
  • Pílulas coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor adocicados despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças; não estimule essa curiosidade;
  • É importante que a criança aprenda que remédio não é bala, doce ou refresco; quando sozinha, ela poderá ingerir o medicamento.
  • Lembre-se: remédio é remédio;
  • Evite tomar remédio na frente das crianças;
  • Não dê remédio no escuro para que não haja trocas perigosas e mantenha sempre os medicamentos nas embalagens originais;
  • Cuidado com remédios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas;
  • Guarde produtos de limpeza longe dos alimentos;
  • Antes de jogar fora uma embalagem, despeje todo o conteúdo na pia ou vaso sanitário;
  • Jogue fora os remédios vencidos
  • Não reutilize embalagens de produtos tóxicos

 
COMO IDENTIFICAR UMA CRIANÇA VÍTIMA DE INTOXICAÇÃO

 
Segundo o pediatra, muitas vezes os pais pegam a criança no flagrante e então é possível identificar o que foi tomado e a quantidade para explicar ao médico. Tenha sempre em mente o pronto socorro mais próximo de onde vocês está, alerta Dr. Sérgio. Vá imediatamente a uma unidade básica de saúde e leve a embalagem do produto.

 
Os tipos de medicamentos que mais causam ocorrências de intoxicação infantil são os psicotrópicos e anti-convulsivos. O pediatra esclarece sobre os sintomas que esses remédios provocam. Se a criança está com comportamento estranho, com sonolência ou prostração, não recorre à estímulos, com baixa coordenação motora e os sintomas não estão acompanhados de febre, então existe a suspeita de que ela possa ter ingerido algo, esclarece.

 
Mas o principal alerta está para a forma de socorro. As pessoas não sabem como socorrer em emergência, lembra Sérgio. Para os pais, é ainda mais importante saber qual é a unidade de atendimentohospitalar mais próxima e estar preparado para ir até lá comoem casos de intoxicação.

 
Em caso de dúvida, também é possível ligar gratuitamente para o Centro de Intoxicações da sua região, que oferece orientação em caso de emergência infantil provocado por exposição à intoxicação e envenenamento. Veja alguns telefones abaixo:

 
São Paulo – CEATOX/SP 0800.148.110

 
São Paulo – CCI/SP 0800.771.3733

 
Porto Alegre – CIT/RS 0800.780.200

 
Curitiba – CIT/PR 0800.410.148

 
Salvador – CIAVE/BA 0800.284.4343

 
Florianópolis – CIT/SC 0800.643.5252

Fonte: http://institutohealtho.wordpress.com/2011/06/10/intoxicacao-infantil-como-evitar/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.