sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pasta de dente sem flúor

O ser humano tem sido exposto a altas quantidades de flúor. O mineral já existe naturalmente nos alimentos, além de ser adicionado à água do abastecimento publico e em pastas de dente, aumentando-se assim sua exposição à população e podendo ocasionar intoxicação aguda ou crônica.

Assim, é importante moderar o uso de produtos com flúor, principalmente para crianças, que por não possuírem controle do bochecho podem habitualmente ingerir maior quantidade do elemento. Para tanto, faz-se necessário o uso de pasta de dente sem flúor, que possuem menor abrasividade e evitam a intoxicação. Já existem alguns produtos presentes no mercado, como as marcas Forever Bright Toothgel, Weleda, Malvatrikids, Condor baby e InPhlOral.

Na hora da compra, vale uma análise crítica de composições das pastas de dente sem flúor, pois a maioria contém edulcorantes como xilitol, sorbitol ou sacarina sódica, que também possuem efeitos maléficos a saúde, principalmente se houver exposição crônica em crianças.Além disso, as pastas de dente sem flúor tem sido “atacadas” por não terem o efeito preventivo contra as cáries. Contudo, sabe-se que há outros aspectos que possuem relevância quando em tal prevenção. Somando-se aos fatores genéticos, a alimentação possui posição central nessa questão devido ao consumo de diário e freqüente de alimentos que podem desenvolver a cárie, como os açúcares por exemplo.

Logo, para prevenir as cáries deve ser evitada a ingestão de balas, doces, refrigerantes etc., para que não haja a deposição de substâncias cariogênicas nos dentes. Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, também pode auxiliar, pois promove a fortificação do sistema imune, prevenindo a inflamação e, consequentemente, a cárie.

Dicas:
  1. Eu uso a da Weleda. Sem flúor, sem contaminantes ambientais. Mas quase não faz espuma.
  2. A da Forever os pacientes me perguntam com frequência. Teoricamente os produtos da Forever seriam perfeitos. A qualidade é ótima, a composição também... Porém, infelizmente o plástico da embalagem é feito com Bisfenol-A.
  3. A da Philips, um amigo indicou, porém nunca vi pra vender.
Autores:

Isis Moreira - Estudante de Nutrição da UNB. Criadora do site http://www.alimentando.net/
Frederico Lobo - Médico, clínico geral

4 comentários:

MEGAbom Delivery disse...

D. Frederico Lobo, a respeito da embalagem do gel dental é bom salientar que todas as embalagens da Forever são de origem vegetal e reciclável por se tratar de uma empresa altamente ecológica.

A concepção de Gel Dental Forever Bright Toothgel foi fruto de um conjunto de pesquisas, sugestões de inúmeros cientistas, dentistas e professores, em conjunto com uma série de experimentos clínicos até que sua formulação final fosse alcançada.

Acredito que todos esses Profissionais (inclusive DENTISTAS) e Cientistas que participaram do desenvolvimento do Gel Dental da Forever Living tenham muito conhecimento!

Mais um detalhe: Esse Gel Dental não tem origem animal, podendo ser consumido sem preconceito por vegetarianos.

Usei e aprovei, use você também!!!

Dr. Frederico Lobo disse...

Eu detestei o gosto da pasta da Forever, além de ter MUITA sacarina. Por isso não indico pra nenhum paciente mais.

Amanda Herrero H. Martins disse...

Vcs conhecem o gel dental infantil sem flúor da Oral Gift? É com xylitol.

Tânia Ferreira de Oliveira disse...

Já li algo à respeito do xilitol ajudar no combate às cáries. O senhor já estudo algo à respeito?

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.